PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO HENRIQUE OLIVEIRA TIMBO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO HENRIQUE OLIVEIRA TIMBO
DATA: 30/09/2025
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: Processos Avaliativos em Tempos de Crise: Análise dos avanços e desafios da Avaliação Institucional na Universidade Estadual da Paraíba no período pandêmico (20202022)
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Institucional. SINAES. Educação Superior. Políticas Públicas. Universidade Estadual da Paraíba. Covid-19.
PÁGINAS: 90
RESUMO: A presente tese insere-se no campo dos estudos sobre políticas de avaliação da educação superior no Brasil, com foco na análise dos processos de Avaliação Institucional na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o contexto de crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 (2020-2022). Partindo do reconhecimento de que a pandemia funcionou como um catalisador de contradições e fragilidades preexistentes no sistema educacional brasileiro, o estudo investiga de que forma a UEPB conduziu seus mecanismos avaliativos em um cenário de excepcionalidade, marcado pela transição abrupta para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), pelo agravamento de desigualdades estruturais e pela sobrecarga institucional. O problema de pesquisa centra-se em identificar quais avanços e desafios marcaram os processos de avaliação institucional da UEPB nesse período e de que forma tais experiências podem contribuir para a consolidação de práticas avaliativas mais resilientes em contextos de crise. Metodologicamente, a pesquisa adota a abordagem crítico-dialética, articulando a análise de políticas públicas educacionais com o estudo de caso único da UEPB. A produção de dados pauta-se na triangulação de métodos, que inclui: (1) análise documental de normativas nacionais (Portarias MEC, Pareceres CNE), estaduais (Resoluções CEE/PB) e institucionais (deliberações da UEPB, relatórios da CPA); (2) realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, membros da CPA, docentes e técnicos administrativos envolvidos nos processos avaliativos, além de discentes; e (3) análise de dados secundários do INEP e de estudos setoriais. Os resultados esperados apontam para a identificação de tensões entre a lógica regulatória do Estado e a autonomia universitária, bem como para a potencialidade de inovações avaliativas gestadas no contexto de crise. Até o presente momento, a pesquisa tem apontado para a necessidade de repensar a avaliação institucional não apenas como instrumento de controle, mas como um campo em disputa, no qual diferentes projetos de universidade se confrontam e se articulam. Nesse horizonte, busca-se compreender como a avaliação pode assumir um papel capaz de integrar qualidade acadêmica, democratização e compromisso social. Espera-se que a investigação contribua para o campo ao oferecer uma análise situada das políticas avaliativas em contextos de exceção e, a partir daí, propor diretrizes preliminares que possam subsidiar a construção de modelos mais flexíveis, participativos e socialmente referenciados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - ALTAMIR SOUTO DIAS
Externo à Instituição - FABIANA SERRALHA MIRANDA
Externo à Instituição - JOSE LUCIANO ALBINO BARBOSA