PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LEILA SANTOS FREITAS BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA SANTOS FREITAS BATISTA
DATA: 29/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: SABERES DOCENTES E O PIBID DE FÍSICA : um estudo de caso sobre a formação inicial de professores de Física na UFRPE
PALAVRAS-CHAVES: PIBID; Saberes docentes; Formação inicial; Ensino de Física.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: No âmbito da formação de professores, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem se destacando por fomentar a iniciação à docência e contribui para a melhoria da educação brasileira, a partir da inserção de licenciandos no contexto escolar da Educação Básica e da aproximação entre universidade e escola. Nessa perspectiva, elegemos como objeto de estudo a formação inicial e os saberes docentes no contexto do PIBID e para aprofundar nossas discussões, partimos da seguinte questão de pesquisa: como o PIBID, tem promovido a constituição de saberes docentes na formação inicial de professores de Física? Assim, a presente tese, representa uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso que tem por objetivo geral investigar como se constituem os saberes docentes na formação inicial de professores que atuam no Subprojeto do PIBID de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Dentre os objetivos específicos, busca-se analisar como o PIBID tem contribuído para a formação inicial de professores de Física; investigar como a aproximação entre universidade e escola, proposta pelo PIBID, colabora para a mobilização de saberes docentes; entender que saberes docentes estão sendo construídos na formação inicial através do Subprojeto de Física. Para cumprimento dos objetivos da pesquisa, foram analisados os Relatórios do PIBID do Subprojeto de Física da UFRPE, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários aos participantes do Programa. A análise dos resultados foi realizada através da Análise de Conteúdo e os resultados demonstraram que que o PIBID tem contribuído para a constituição de diversos saberes docentes na formação inicial de professores de Física da UFRPE, a partir da vivência na realidade escolar, da experiência docente, do diálogo entre os pares e da reflexão da prática.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
Externo à Instituição - VERÔNICA TAVARES SANTOS BATINGA