PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA TAVARES CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA TAVARES CARDOSO
DATA: 01/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: entre o instituído e o praticado com estudantes com TEA no Círculo Escolar Integrado de Cabeceira – Vitória da Conquista - BA
PALAVRAS-CHAVES: educação inclusiva; educação infantil; Autismo.
PÁGINAS: 50
RESUMO: O presente estudo aborda a educação inclusiva na educação infantil, com foco em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município de Vitória da Conquista, Bahia. Embora a legislação garanta o direito à educação para todos, há uma persistente lacuna entre as políticas legalmente estabelecidas e sua aplicação. O problema de pesquisa orientador é: de que maneira a educação inclusiva é garantida para além da simples matrícula em escolas públicas, assegurando o desenvolvimento integral, a participação ativa e a aprendizagem significativa desses alunos? A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória, visando aprofundar as interfaces e nuances do tema no território específico. O campo empírico é o Círculo Escolar Integrado de Cabeceira. Os participantes são professores e cuidadores de educação infantil que atuam diretamente com crianças com TEA. Os dados serão coletados por meio de questionários, aplicados via Google Forms e serão analisados qualitativamente pela técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A revisão de literatura aponta que a inclusão é um desafio sistêmico, com a necessidade de maior formação docente, carência de estratégias pedagógicas adequadas e a lacuna entre políticas e práticas em diferentes contextos geográficos no Brasil. Em Vitória da Conquista, apesar das iniciativas municipais, há críticas sobre a insuficiência de infraestrutura e apoio para alunos com deficiência, evidenciando a dicotomia entre o discurso oficial e a realidade concreta. A pesquisa contribuirá para o aprofundamento dessas questões, fornecendo subsídios para o aprimoramento de políticas que promovam uma inclusão substancial, indo além da mera formalidade legal.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - JOSENICE FERREIRA DOS SANTOS ARAUJO