PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO ACÁCIO RAPOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO ACÁCIO RAPOSO
DATA: 27/11/2025
HORA: 00:00
LOCAL: https://meet.google.com/oqh-ggfo-mch
TÍTULO: HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO NA PARAÍBA: PROCESSO E CONTEXTO DE CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSOR CARDOSO (ALAGOA NOVA, 1910-1950)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Grupo Escolar; Professor Cardoso; Alagoa Nova; Cultura Escolar.
PÁGINAS: 90
RESUMO: Esta tese de doutorado em andamento, vinculada à linha de História da Educação, tem como objetivo analisar o processo de criação, a trajetória e a cultura escolar do Grupo Escolar Professor Cardoso, no município de Alagoa Nova, Paraíba. O recorte temporal vai de 1910, ano de fundação do prédio que inicialmente abrigou as Escolas Reunidas, até a década de 1950, contemplando a transformação em Grupo Escolar a partir de 1933 e sua consolidação nos anos seguintes. A pesquisa dialoga com a Nova História Cultural e fundamenta-se nos conceitos de instituição escolar (Magalhães; Sanfelice) e cultura escolar (Julia), relacionando a experiência local à historiografia nacional e a debates recentes em perspectivas regionais e transnacionais. Parte-se da hipótese de que a reorganização das Escolas Reunidas em Grupo Escolar representou uma iniciativa do poder público para afirmar um marco de modernidade no processo de escolarização local, cabendo investigar seus alcances, desdobramentos, permanências e rupturas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa histórico-documental de abordagem qualitativa, que envolve levantamento bibliográfico em teses, dissertações e periódicos especializados para mapear o estado da arte sobre grupos escolares na Paraíba. O corpus documental, diante da escassez de registros preservados no acervo físico da instituição, prioriza fontes primárias digitalizadas, como periódicos (jornal A União), relatórios de governo e anuários, acessados em repositórios como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e o Internet Archive. Utiliza-se um método heurístico-digital para a localização das fontes, seguido da análise crítica documental. O estudo busca contribuir para a historiografia da educação paraibana e brasileira, destacando as tensões entre políticas educacionais e práticas cotidianas de uma instituição do interior, além de discutir os potenciais e os limites das metodologias digitais aplicadas à pesquisa histórica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 3212476 - ALINE DE MORAIS LIMEIRA
Interno(a) - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno(a) - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo(a) à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - VIVIAN GALDINO DE ANDRADE