PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIBELE EDUARDA BENTO DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIBELE EDUARDA BENTO DA SILVA
DATA: 03/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/oqh-ggfo-mch
TÍTULO: COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIRO DA PARAHYBA DO NORTE: PERFIL DOS JOVENS AQUARTELADOS (1872-1914)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. População Negra. Marinha. Parahyba do Norte.
PÁGINAS: 80
RESUMO: Apresentamos aqui o projeto de pesquisa de dissertação em curso do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus I, que em posse de documentos obtidos no museu da Marinha. O presente trabalho intenciona investigar aspectos do funcionamento da Companhia de Aprendizes Marinheiros (CAM, 1871) e Escola de Aprendizes Marinheiro (EAM, 1885), durante o fim do período Imperial e início da República (1871-1910), na Província da na Parahyba do Norte. Para tanto, nesse primeiro momento nos propomos a compreender e analisar a organização dessa instituição que permanece a mesma apesar da mudança do seu nome, analisando o currículo ofertado no ensino das crianças ali matriculadas e, principalmente, o perfil sócio racial desses sujeitos. A metodologia empregada utilizará uma pesquisa bibliográfica e análise de fontes primárias da instituição em questão. No acervo documental há correspondências e solicitações realizadas pela CAM/EAM junto a Marinha, relatórios de funcionamento, legislação, mapas de matrículas e etc. A partir dos levantamentos bibliográficos iniciais, propomos dialogar com estudos já publicados na área da História da Educação (Santos, Soares Júnior, 2019; Soares Júnior, Lima, 2021; Soares Júnior, Curry, 2024). Alguns resultados estão sendo construídos e permitem apontar para a hipótese da presença significativa de crianças negras atendidas pelos processos educativos e de formação da Companhia e Escola de Aprendizes Marinheiros entre o final do século XIX e início do século XX.funcionamento, legislação etc.) tomando por base materiais já publicados, a exemplo de livros e artigos científicos sobre o tema em questão, relacionando as práticas educativas apreendidas nos referidos documentos. Para realizar a discussão da temática no campo da História da Educação, nos apoiaremos nos pressupostos teóricos da História Cultural, de Roger Chartier (1988), bem como autores que pesquisam acerca da temática das Companhias de Aprendizes Marinheiros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 3212476 - ALINE DE MORAIS LIMEIRA
Interno(a) - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno(a) - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Externo(a) ao Programa - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
Externo(a) ao Programa - 1219260 - YAN SOARES SANTOS