PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA
DATA: 01/12/2025
HORA: 00:00
LOCAL: Remoto, via RNP
TÍTULO: CULTURA DO ATIVISMO AMBIENTAL: artefatos, currículos, pedagogias e
sujeitos para a EA no palco da contracena.
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Culturais da Educação, Educação Ambiental; Estudos
Etnográficos Pós-Modernos; Cultura do Ativismo; Biopoder.
PÁGINAS: 110
RESUMO: No centro do palco de uma performance social, onde o lixo compunha o cenário, as
cenas se repetem. Personagens são posicionados/as em lugares historicamente
marcados, definidos e planejados para a coadjuvância. A coreografia se ajusta para
reafirmar o que está posto: um script de posições pré-fabricadas pelo biopoder. Ao
focalizar esse movimento, este estudo evidencia a produção e a afirmação de
modelos de sujeito oferecidos aos moradores e moradoras do Baixo Roger, bairro de
João Pessoa, Paraíba, que, em outro momento histórico, foram intitulados como
homens-urubus. Situada no campo da Educação Ambiental, esta pesquisa dialoga
com as concepções pós-críticas dos Estudos Culturais da Educação, tomando como
objeto as representações da cultura do ativismo ambiental no Baixo Roger. A
questão de pesquisa é: dentro dessa contracena, mediada pelas representações,
pedagogia e pelo currículo dos artefatos culturais, a educação ambiental tem um
papel significativo nas experiências sociais dessa comunidade, ao ponto de
promover uma cultura de ativismo? Aqui, problematizo as relações culturais,
educacionais, políticas, econômicas e ambientais que possam alicerçar a
consciência crítica necessária para a promoção da justiça social e ambiental. O
objetivo geral é analisar as representações, currículos e pedagogias de ativismo
ambiental disponibilizadas para os sujeitos do Baixo Roger, a partir dos artefatos
culturais. Metodologicamente, norteio esta pesquisa pela Etnografia Pós-Moderna,
articulando observações, entrevistas narrativas e levantamento de registros
documentais. A problematização do material empírico ocorre à luz da Análise
Cultural, orientada pelos diagramas de Paul du Gay et al. e Richard Johnson. Espero
alcançar resultados que demonstrem a relevância de movimentos de articulação
social, pautados na Educação Ambiental, para o fortalecimento de uma contracena.
Na conclusão deste estudo, espero demonstrar que os moradores e moradoras do
Baixo Roger emergem de posições de sujeitos disponibilizados, articulando-se por
meio do ativismo como prática de contraconduta ao biopoder, em um movimento de
resistência e reinvenção social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Interno(a) - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo(a) à Instituição - EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO