PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA
DATA: 01/12/2025
HORA: 00:00
LOCAL: Remoto, via RNP
TÍTULO: CULTURA DO ATIVISMO AMBIENTAL: artefatos, currículos, pedagogias e sujeitos para a EA no palco da contracena.
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Culturais da Educação, Educação Ambiental; Estudos Etnográficos Pós-Modernos; Cultura do Ativismo; Biopoder.
PÁGINAS: 110
RESUMO: No centro do palco de uma performance social, onde o lixo compunha o cenário, as cenas se repetem. Personagens são posicionados/as em lugares historicamente marcados, definidos e planejados para a coadjuvância. A coreografia se ajusta para reafirmar o que está posto: um script de posições pré-fabricadas pelo biopoder. Ao focalizar esse movimento, este estudo evidencia a produção e a afirmação de modelos de sujeito oferecidos aos moradores e moradoras do Baixo Roger, bairro de João Pessoa, Paraíba, que, em outro momento histórico, foram intitulados como “homens-urubus”. Situada no campo da Educação Ambiental, esta pesquisa dialoga com as concepções pós-críticas dos Estudos Culturais da Educação, tomando como objeto as representações da cultura do ativismo ambiental no Baixo Roger. A questão de pesquisa é: dentro dessa contracena, mediada pelas representações, pedagogia e pelo currículo dos artefatos culturais, a educação ambiental tem um papel significativo nas experiências sociais dessa comunidade, ao ponto de promover uma cultura de ativismo? Aqui, problematizo as relações culturais, educacionais, políticas, econômicas e ambientais que possam alicerçar a consciência crítica necessária para a promoção da justiça social e ambiental. O objetivo geral é analisar as representações, currículos e pedagogias de ativismo ambiental disponibilizadas para os sujeitos do Baixo Roger, a partir dos artefatos culturais. Metodologicamente, norteio esta pesquisa pela Etnografia Pós-Moderna, articulando observações, entrevistas narrativas e levantamento de registros documentais. A problematização do material empírico ocorre à luz da Análise Cultural, orientada pelos diagramas de Paul du Gay et al. e Richard Johnson. Espero alcançar resultados que demonstrem a relevância de movimentos de articulação social, pautados na Educação Ambiental, para o fortalecimento de uma contracena. Na conclusão deste estudo, espero demonstrar que os moradores e moradoras do Baixo Roger emergem de posições de sujeitos disponibilizados, articulando-se por meio do ativismo como prática de contraconduta ao biopoder, em um movimento de resistência e reinvenção social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Interno(a) - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo(a) à Instituição - EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO