PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: SYMARA GOMES LEITE
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SYMARA GOMES LEITE
DATA: 16/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/qjp-yfhv-nyi
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS EXITOSAS DE EGRESSOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
PALAVRAS-CHAVES: educação de jovens e adultos; trajetórias exitosas; narrativas.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Esta pesquisa investiga as narrativas de trajetórias exitosas de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Vitória da Conquista, Bahia. O objetivo é compreender como esses sujeitos constroem percursos de sucesso nas dimensões escolar, profissional e existencial, bem como identificar os fatores que contribuem para esse êxito. A EJA, historicamente marcada por desafios como evasão, precariedade e estigmatização, carece de pesquisas que valorizem as experiências positivas e os processos de superação de seus estudantes. Diante dessa lacuna, a investigação adota uma perspectiva contra-hegemônica, focando nos êxitos em vez dos fracassos, a fim de compreender as condições que os possibilitaram. O referencial teórico articula três eixos fundamentais: a EJA como política de reparação e direito, fundamentada nas contribuições de Freire (1987, 1996), Arroyo (2017), Di Pierro (2005, 2017) e Gadotti (2021); as trajetórias exitosas na perspectiva multidimensional, dialogando com Sen (2000), Charlot (2000) e hooks (2013); e as narrativas como metodologia de compreensão das experiências formativas, com base em Nóvoa (1992, 1995), Josso (2004) e Larrosa (2002). Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de investigação. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas narrativas com 15 egressos da EJA que apresentam trajetórias exitosas, selecionados a partir de critérios como continuidade dos estudos, inserção profissional qualificada, engajamento comunitário e transformações subjetivas significativas. A análise dos dados seguirá o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo (2002), articulando compreensão e crítica, subjetividade e estrutura social. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e segue os preceitos estabelecidos pela Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Espera-se que os resultados desta investigação incentivem a realização de mais pesquisas sobre as experiências exitosas dos egressos da EJA, contribuindo para uma perspectiva mais positiva dessa modalidade de ensino. Ademais, busca-se evidenciar suas potencialidades transformadoras, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e de práticas pedagógicas mais efetivas, que reconheçam os sujeitos da EJA como portadores de saberes, experiências e projetos de vida legítimos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno(a) - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo(a) à Instituição - ADENILSON SOUZA CUNHA JÚNIOR