PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA ALVES DOS SANTOS CASTRO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIA ALVES DOS SANTOS CASTRO
DATA: 21/11/2025
HORA: 14:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Rotina. Concepção docente. Prática docente.
PÁGINAS: 70
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre a concepção teórica de professores sobre a rotina e sua aplicação na prática pedagógica da Educação Infantil, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Trata-se de um estudo qualitativo que buscou: mapear as concepções que orientam o trabalho docente; analisar como essas concepções se expressam nas práticas observadas em sala de aula; identificar as contribuições dos elementos que compõem a rotina para o desenvolvimento infantil; e refletir sobre o papel do professor como mediador na organização da rotina. O estudo teve início com o levantamento de produções acadêmicas relacionadas ao tema e uma investigação sobre o percurso histórico da Educação Infantil, com o propósito de compreender quando e como o conceito de rotina passou a integrar o vocabulário pedagógico dessa etapa. A pesquisa empírica está sendo desenvolvida em quatro instituições de Educação Infantil, através de observações das rotinas, entrevistas semiestruturadas com 14 professores e análise de documentos institucionais, como Projetos Político-Pedagógicos, planos de ação, planejamentos e rotinas. A análise das informações está sendo fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, por conceber o papel do professor como mediador crítico do processo educativo, cuja prática deve considerar as condições históricas e materiais em que a educação se desenvolve. Espera-se que o resultado desta pesquisa contribua para uma reflexão crítica sobre a rotina na Educação Infantil, favorecendo uma nova compreensão acerca do trabalho docente, promovendo práticas intencionais que assegurem às crianças o direito ao conhecimento e à compreensão crítica da realidade, e superando posturas espontaneístas no cotidiano escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno(a) - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno(a) - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo(a) à Instituição - ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO
Externo(a) à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO