PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DJANICE MARINHO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJANICE MARINHO DE OLIVEIRA
DATA: 12/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual (Google meet)
TÍTULO: Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: ressignificação de saberes discentes em sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Educação de jovens e adultos; práticas pedagógicas; processo de ensino-aprendizagem; saberes discentes.
PÁGINAS: 260
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que expressa caminhos pedagógicos peculiares em seu processo de ensino-aprendizagem, implicando conhecimento de direitos, valores e saberes. Por isso, entendemos que os saberes discentes na EJA devem ser fruto dos processos de ações coletivas de direitos e de práticas pedagógicas resultantes da organização da escola. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar os significados da prática pedagógica a partir dos saberes discentes. O campo de estudo foi uma escola pública no município de João Pessoa-PB, onde foram questionados os discentes da EJA, os quais relataram, por meio de elementos discursivos identificados, as práticas pedagógicas em sala de aula. A principal problemática a que buscamos responder foi: Como os discentes da EJA, por meio dos seus saberes, ressignificam as práticas pedagógicas em sala de aula? Para responder a esta pergunta, elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar as necessidades e demandas dos discentes da EJA, a partir dos seus saberes, de modo a discutir sobre práticas pedagógicas mais adequadas proporcionadas pelos docentes; analisar como os discentes da EJA da escola campo da pesquisa articulam e integram os seus saberes durante o processo de ensino-aprendizagem; identificar as dificuldades e avanços sinalizados pelos discentes da EJA quanto aos princípios teoria-prática na constituição dos saberes discentes em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, questionário e entrevista semiestruturada, realizados no ano de 2023, com trinta discentes da EJA de uma escola da rede municipal de João Pessoa que oferece a modalidade no turno noturno. Tomamos como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa alicerçada em Lüdke e André (2013) e os dados foram analisados a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) faircloughiana (2001), ao situar os fenômenos investigados em seus contextos sociais mais amplos, buscando determinar relações de poder, hegemonia, ideologias, discursos e sistemas de dominação, visando ao fortalecimento dos grupos em desvantagem social. Nesse contexto, a tese desta pesquisa é que os saberes discentes durante o processo de ensino-aprendizagem na EJA ressignificam as práticas pedagógicas articulando os seus diversos sentidos como identidade, experiência, cultura e diversidade. Os discursos dos discentes revelaram um esforço constante por estarem na escola, como local pertencente de suas identidades, considerando as histórias de vida com suas experiências, reveladas também no meio cultural com as discussões sobre religião, alimentação e doenças. Os saberes são ressignificados também pela diversidade dos discentes, cujos discursos revelam a necessidade de que os docentes tenham mais diálogo, tempo e planejamento organizados com seus percursos, e que o tempo na escola deve ser valorizado por meio de um planejamento intencional, contextualizado e dialógico. Conclui-se, portanto, que a valorização dos saberes discentes não se trata apenas de uma estratégia metodológica, mas de um posicionamento ético, político, pedagógico e emancipatório frente à Educação de Jovens e Adultos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno(a) - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno(a) - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MÁRCIO EVARISTO BELTRÃO
Externo(a) à Instituição - PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA