PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS TAVARES RABELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS TAVARES RABELO
DATA: 02/12/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet) https://meet.google.com/mus-tsek-gfr
TÍTULO: DISCURSOS SOBRE TRANSGENERIDADE NA ESCOLA: Sentidos produzidos entre epistemes e regulações normativas
PALAVRAS-CHAVES: escola; gênero; transgeneridade; discurso.
PÁGINAS: 101
RESUMO: Essa dissertação analisa os modos pelos quais a escola produz e regula os sujeitos de gênero, especialmente diante da presença de estudantes trans, cuja existência tensiona os dispositivos normativos que sustentam o espaço escolar. A partir das contribuições de Michel Foucault, Judith Butler e Guacira Lopes Louro, o texto investiga como o poder se exerce de maneira capilar, por meio de discursos, normas e práticas aparentemente banais, mas profundamente reguladoras, assim como procuramos refletir criticamente sobre os discursos que envolvem as temáticas de gênero e transgeneridade no contexto escolar, compreendendo-os como constituintes da experiência educacional, e não como temas periféricos ou adicionais. Por meio do conceito de performatividade de gênero e do caráter discursivo da constituição dos sujeitos, o trabalho evidencia que a escola não se limita à mediação de saberes, mas fabrica inteligibilidades, autoriza existências e silencia diferenças. Dados recentes estatísticos são mobilizados para reforçar o caráter estrutural das exclusões vivenciadas por pessoas trans no ambiente escolar. Desse modo, o que se propõe aqui é uma leitura da escola como território de disputa: lugar em que normas são reiteradas, mas também questionadas; onde a exclusão pode ser hegemônica, mas a resistência se faz presente; e onde práticas educativas podem tanto reforçar silenciamentos quanto abrir-se à escuta e ao reconhecimento da diferença. Por fim, o ensaio argumenta que a transformação da escola em um espaço habitável para todos exige mais do que políticas pontuais de inclusão, demanda uma revisão ética e política de seus fundamentos curriculares, epistemológicos e institucionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno(a) - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno(a) - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo(a) à Instituição - JOSÉ VALDIR JESUS DE SANTANA