PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: TANIA BATISTA DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANIA BATISTA DOS SANTOS
DATA: 04/12/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet): https://meet.google.com/otd-fmtm-hxb
TÍTULO: ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS, BENEFÍCIOS E IMPACTOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação integral; Tempo integral; Ensino Fundamental; Política educacional; Vitória da Conquista BA.
PÁGINAS: 86
RESUMO: A ampliação da jornada escolar tem ganhado centralidade nas políticas públicas educacionais brasileiras, especialmente como estratégia para promover maior equidade, desenvolvimento integral e fortalecimento da aprendizagem. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções, práticas e diretrizes que orientam a implementação da educação em tempo integral nas escolas municipais de Vitória da Conquista (BA), com foco em 11 unidades do Ensino Fundamental I situadas na zona urbana do município. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizando o método de perspectiva Documental, apoia-se na análise de documentos oficiais, como planos de ação escolares, Projetos Politico Pedagógicos, legislações Federais e Resoluções Municipais, que regulamentam a política local de Educação Integral. As questões que norteiam o estudo investigam de que forma a implementação das escolas de tempo integral é apresentada e consolidada nos registros oficiais e quais sentidos expressam os desafios, benefícios e impactos desse modelo na aprendizagem dos estudantes. As análises preliminares evidenciam avanços relacionados à ampliação de oportunidades formativas, ao desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas e ao fortalecimento de aprendizagens essenciais. Entretanto, apontam também limites vinculados à infraestrutura, gestão do tempo, recursos humanos, formação docente e coerência entre o que é prescrito e o que se efetiva no cotidiano escolar. Os resultados parciais reforçam que a consolidação da educação em tempo integral exige planejamento estruturado, financiamento adequado e acompanhamento contínuo das ações, a fim de assegurar que a extensão da jornada se converta em melhoria real da qualidade educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno(a) - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo(a) ao Programa - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Externo(a) à Instituição - SILVIA REGINA MARQUES JARDIM