PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: THATYANNE KRAUSE LIMA BRITO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATYANNE KRAUSE LIMA BRITO DOS SANTOS
DATA: 09/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Googleo meet
TÍTULO: A PRÁTICA DISCURSIVA POLÍTICA PROGRESSISTA EVANGELICA COMO UMA PEDAGOGIA CULTURAL NET-ATIVISTA
PALAVRAS-CHAVES: Prática Discursiva; Análise Arqueológica do Discurso; Política Progressista Evangélica; Pedagogia Cultural; Net-ativismo.
PÁGINAS: 390
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: Essa tese, vinculada à linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação do PPGE/CE/UFPB, investigou a prática discursiva político-evangélica progressista nas redes sociais, como uma espécie de pedagogia cultural net-ativista. Fundamentando-se na Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2008) e em contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE) sobre a AAD, a pesquisa objetivou analisar e descrever seus modos de enunciação, regras de formação e funções discursivas. O corpus empírico da investigação foi composto por postagens, imagens, legendas, comentários, engajamentos e campanhas digitais publicadas entre 2021 e 2024, os quais foram selecionados, tomando como base coletivos, lideranças e influenciadores evangélicos progressistas no Instagram, espaço de maior incidência discursiva no campo. A abordagem teórico-metodológica da AAD se efetivou, basicamente, mediante quatro ações procedimentais: (1) mapeamento, identificação e seleção de fontes que propiciassem informações correlacionadas ao objeto de pesquisa; (2) Escavação das fontes tendo em vista identificar, inicialmente, séries regulares de signos escritos e visuais na dispersão das fontes; (3) Identificação e análise arqueológica de funções enunciativas regulares dos achados encontrados na escavação das fontes; (4) Análise e descrição das séries discursivas que formam a ordem discursiva da prática discursiva político-progressista evangélica, como pedagogia net-ativista. Resultou dessa investigação, a identificação de várias séries de signos, a saber: justiça social, ecologia integral, direitos humanos, gênero, diversidade, democracia e crítica ao fundamentalismo, elucidando regularidades que estruturam a prática discursiva progressista. Esses achados, por sua vez, propiciaram o conhecimento de que tal prática discursiva se assenta em três ordens discursivas regulares: a política, que articula fé e democracia; a teológica, que reinscreve a prática evangélica enquanto inclusiva e libertadora; e a pedagógica, que transforma o digital em um espaço educativo e formador de criticidade. À luz da arqueologia foucaultiana, verificou-se, portanto, que tais enunciações configuraram práticas discursivas que instauraram rupturas nas formações hegemônicas do campo evangélico, abrindo espaço para novas práticas discursivas e culturais alternativas, de cunho net-ativista. Demonstrando, assim, que a prática discursiva político-progressista evangélica desloca o poder de enunciação dos templos para o espaço digital, fazendo emergir novos sujeitos discursivos, como teólogos periféricos, pastoras negras e coletivos de base. Desse modo, constitui-se como uma pedagogia cultural evangélica net-ativista é promotora de engajamento, de resistência simbólica e de reorganização discursiva do campo religioso no âmbito das redes sociais brasileiras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno(a) - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno(a) - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo(a) ao Programa - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Externo(a) ao Programa - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo(a) à Instituição - ANTONIO DA SILVA CAMPOS JUNIOR
Externo(a) à Instituição - CAROLINA CAVALCANTI FALCAO