PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL RODRIGUES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL RODRIGUES
DATA: 04/03/2026
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PIAUÍ E DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Formação docente. Didática. Licenciaturas em Matemática. Processos ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 90
RESUMO: A experiência no Ensino Superior, na condição de estudante no curso de licenciaturas em Matemática e membro de equipes de pesquisas com foco na disciplina de Didática na formação docente, evidenciou a disciplina de Didática como eixo estruturante da formação docente nos diversos cursos de licenciatura. Este estudo visa compreender como a disciplina de Didática se apresenta nos cursos de licenciaturas em Matemática, sua presença em uma perspectiva curricular e interdisciplinar, com recorte para as universidades públicas do Piauí e da Paraíba, a saber: Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dos campi sede de cada instituição. Outrossim, pretende-se responder à seguinte pergunta central: como se organiza, em uma perspectiva curricular e interdisciplinar, a disciplina de Didática nos cursos de licenciatura em Matemática em universidades públicas do Piauí e da Paraíba? Esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, compreendendo estudo documental, por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2016), e, para a produção dos dados, recorreremos à análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos e dos planos de ensino da disciplina de Didática nos cursos de licenciaturas em Matemática. Os resultados preliminares revelam que existe um crescente avanço nas produções científicas com foco na disciplina de Didática nos cursos de licenciaturas; no entanto, evidenciam que ainda é baixo o número de teses e dissertações brasileiras na região Nordeste com foco específico na disciplina de Didática no curso de licenciatura em Matemática. Este estudo, ainda em processo de realização, sinaliza indicadores que marcam a Didática e seu lugar central no conjunto das disciplinas do curso de licenciatura em Matemática.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Interno(a) - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo(a) à Instituição - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo(a) à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS