PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELENILDA RAMOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELENILDA RAMOS LIMA
DATA: 10/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Mestrado em Educação-MINTER-PPGE (sala virtual)
TÍTULO: Tecnologias Digitais e a Ação Comunicativa na Prática Pedagógica: Desafios e Percepções no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais. Autoeficácia Docente. Ação Comunicativa. Racionalidade Instrumental. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 75
RESUMO: O presente estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, propõe-se a analisar as percepções e os desafios de professores do Ensino Fundamental quanto à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sua prática pedagógica. A pesquisa tem como foco a articulação entre a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e o conceito de Autoeficácia Docente de Albert Bandura, buscando diagnosticar em que medida as pressões institucionais (como a carência estrutural) e a insegurança psicossocial levam à prevalência da Racionalidade Instrumental (uso da TDICs para eficiência e controle) em detrimento da Ação Comunicativa (uso da TDICs para diálogo, entendimento mútuo e letramento crítico). A investigação explora a capacidade da Cibercultura de promover a inclusão plena — abrangendo o uso de Tecnologia Assistiva para alunos PCD e a personalização da aprendizagem para a neurodiversidade, com ênfase na Cultura Maker como vetor de emancipação. O delineamento configura-se como um Estudo de Caso Múltiplo, realizado com seis (06) professores, abrangendo os níveis de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, envolvidos no contexto de projetos de inovação e integração de TDICs em escolas da rede municipal de Vitória da Conquista/BA (identificadas pelos pseudônimos Escola Municipal Alfa 1 e Escola Municipal Alfa 2). A coleta de dados será conduzida por meio de um Questionário Detalhado contendo questões semiestruturadas, e a análise dos dados será realizada pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Espera-se que os achados subsidiem políticas de formação continuada que reforcem as fontes de Autoeficácia Docente, promovendo a migração da prática docente para um agir mais dialógico e crítico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno(a) - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo(a) à Instituição - KLAYTON SANTANA PORTO