PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCELLE ROCHA ALVES FERRAZ
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCELLE ROCHA ALVES FERRAZ
DATA: 11/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba (de forma online)
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NO ÂMBITO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Formação continuada. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista.
PÁGINAS: 65
RESUMO: A formação de professores tem se consolidado como um tema amplamente debatido na sociedade brasileira, especialmente no campo educacional, por representar um eixo estratégico para o avanço das inovações em práticas de ensino. Essa discussão torna-se ainda mais relevante quando envolve a inclusão de crianças com deficiência, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Educação Infantil, etapa que demanda intervenções qualificadas e práticas fundamentadas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a importância da formação continuada docente para a inclusão efetiva de crianças com TEA na sala regular de ensino da Educação Infantil. A pesquisa seguiu as diretrizes da abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico. Foi realizada busca em bases de dados eletrônicas referentes ao período de 2020 a 2025, utilizando os seguintes descritores: Educação Infantil; Formação Continuada; Inclusão e Transtorno do Espectro Autista. Identificaram-se 172 trabalhos, dos quais 12 foram selecionados por apresentarem relação direta com o objeto de investigação. A análise abrange produções científicas e documentos oficiais pertinentes à temática, buscando compreender como a formação continuada pode apoiar o enfrentamento dos desafios vivenciados pelos docentes na inclusão de estudantes com TEA nas salas regulares da Educação Infantil. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas e subsidiem políticas de formação continuada que promovam a atuação segura, eficaz e sensível às especificidades deste público.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2930197 - TAISA CALDAS DANTAS
Externo(a) ao Programa - 3016389 - ADENIZE QUEIROZ DE FARIAS
Externo(a) à Instituição - JACKELINE SUSANN SOUZA DA SILVA