PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA RIBEIRO OLIVEIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA RIBEIRO OLIVEIRA
DATA: 11/12/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba (de forma online)
TÍTULO: O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Deficiência Visual em Vitória da Conquista: Caminhos para Inclusão
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. Deficiência visual.
PÁGINAS: 65
RESUMO: A cada dia faz-se necessário que as práticas escolares sejam aperfeiçoadas, tornando o espaço da escola e suas relações cada vez mais inclusivas a fim de atender às diferenças, evitando que os alunos tenham comprometimento em sua vida educacional e consequentemente em sua formação humana. Para que a inclusão educacional se torne efetiva no ambiente escolar é essencial a oferta do Atendimento Educacional Especializado AEE que trata de um serviço pautado em ações, colaboração e recursos, visando suprir necessidades oriundas da deficiência para garantir que os estudantes tenham uma educação de qualidade e permanência na escola com superação de barreiras. O objetivo desse estudo é analisar o Atendimento Educacional Especializado ofertado aos estudantes com deficiência visual na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Trata-se de uma pesquisa pautada na abordagem qualitativa, que será desenvolvida por meio de pesquisa de campo. A coleta dos dados ocorrerá por meio da observação do Atendimento Educacional Especializado desenvolvido com estudantes com deficiência visual em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA, assim como entrevista semiestruturada com os profissionais do AEE. Os teóricos que embasam neste estudo a discussão sobre a inclusão da pessoa com deficiência são: Mazzota (2017), Mantoan (2015), Mendes (2010), e documentos oficiais como Brasil (2003, 2015), entre outros. Espera-se que os resultados contribuam para a reflexão sobre as práticas do AEE desenvolvido nas SRM, como estas são planejadas e colaboram com a inclusão educacional dos alunos com deficiência visual.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2930197 - TAISA CALDAS DANTAS
Externo(a) ao Programa - 3016389 - ADENIZE QUEIROZ DE FARIAS
Externo(a) à Instituição - JACKELINE SUSANN SOUZA DA SILVA