PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: CÍNTIA CINARA MORAIS BORGES SOARES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍNTIA CINARA MORAIS BORGES SOARES
DATA: 24/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Multimídia C - CCHLA/CAMPUS I
TÍTULO: Trajetória de estudantes indígenas na UFPB: a universidade como espaço de disputas e conquistas
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes indígenas no ensino superior; educação superior indígena; políticas públicas para indígenas; PET Indígena.
PÁGINAS: 273
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO: O aumento de estudantes indígenas no ensino superior promovido pela democratização
da educação superior reverberou no debate sobre qual significado da presença indígena
na universidade, transpassada pelos efeitos das políticas públicas de inclusão (Lei de
Cotas) e permanência (Programa Bolsa Permanência/PBP). Após levantamento dos
estudantes indígenas da UFPB, a busca foi pelo lugar onde estão e como são acolhidos
no espaço acadêmico, considerando a repercussão da política para permanência executada
pela UFPB, com ênfase para o PBP e para as ações da assistência estudantil, a partir das
experiências dos estudantes. Estudo de cunho qualitativo e etnográfico, busca
compreender os processos estabelecidos pelos indígenas na universidade, a partir da
análise das narrativas dos estudantes Indígenas Potiguara da UFPB (ativos e egressos) e
da análise situacional realizada no período de 2022 a 2024, pela participação nas reuniões
do Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena da UFPB e em eventos ocorridos no
campus IV/UFPB(situado próximo ao Território Indígena Potiguara) e nas aldeias
Indígenas Potiguara, que trouxeram elementos sobre a experiência de ser acadêmico
indígena, contribuindo com a construção dos desafios e possibilidades da presença dos
indígenas na universidade. As atividades desenvolvidas pelo PET Indígena e por projetos
de extensão da UFPB, particularmente as ocorridas nas aldeias, a participação dos
estudantes indígenas no X Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI), que
ocorreu em Território Indígena Potiguara na Paraíba, o Fórum da Cultura Indígena e a
participação em encontros acadêmicos no campus IV e em outros Estados revelaram-se
espaços expressivos de autoafirmação da identidade étnico cultural, de organização
política dos estudantes indígenas e de vivência da interculturalidade na universidade.
Como referencial teórico, utilizou-se os conceitos de identidade étnico cultural,
interculturalidade e burocracia, categorias definidas a partir das narrativas e vivências dos
estudantes indígenas da UFPB. O estudo constatou que a identidade étnica dos estudantes
é construída coletivamente na universidade e na comunidade indígena (pela prática de
rituais e uso dos sinais diacríticos), processo que envolve sentimento de pertencimento a
um grupo, motivado pela dimensão política. O papel da universidade passa pela
transmissão de saberes e fortalecimento da identidade, cultura e Território Indígena, numa
relação de interculturalidade, ainda incipiente na UFPB. Entrar e concluir o ensino
superior, num espaço universitário permeado por disputas e conquistas, reforça processos
históricos de re(existência) do povo indígena no Brasil, atrelado a uma condição que
transita da dominação à tutela do Estado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1657215 - ALICIA FERREIRA GONCALVES
Externo ao Programa - 2587288 - ANDERSON ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - FELIPE SOTTO MAIOR CRUZ
Externo à Instituição - MARIA ELENA MARTINEZ TORRES
Externo à Instituição - MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - MERCIA REJANE RANGEL BATISTA
Interno - 1875765 - RITA DE CASSIA MELO SANTOS