PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: INÁCIO RICARDO ALVES VASCONCELOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INÁCIO RICARDO ALVES VASCONCELOS
DATA: 29/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE NÃO CLÍNICA AGUDA E TOXICIDADE NÃO CLÍNICA DE DOSES REPETIDAS DO ÓLEO ESSENCIAL DO CAULE DE Croton tricolor Klotzsch ex Baill
PALAVRAS-CHAVES: Óleos essenciais, Antibióticos
PÁGINAS: 22
RESUMO: Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento (classificados como bacteriostáticos) ou causar a morte (classificados como bactericidas) de fungos ou bactérias (Walsh, 2003), atuando principalmente em cinco importantes processos metabólicos bacterianos: na síntese da parede celular, na síntese de proteínas, na replicação do DNA e na transcrição para o RNA, na síntese de ácido fólico e na membrana citoplasmática (Walsh; Wencewicz, 2014; Tavares, 2014).
A resistência bacteriana aos antibióticos é considerada como um grande problema para a saúde pública mundial, é o maior obstáculo para o sucesso de um tratamento, visto que o número de antibióticos válidos disponíveis continua a reduzir (Oliveira; Silva, 2008; Benghezal et al., 2007), ocorre como uma consequência natural da adaptação da célula bacteriana à exposição aos antibióticos, e o uso abusivo e indiscriminado desses agentes antimicrobianos aumenta a pressão seletiva, criando essa oportunidade que facilita a aquisição de mecanismos de resistência (Santos, 2004).
A busca por novos princípios ativos eficazes no combate às bactérias multirresistentes é necessária, e os vegetais são uma excelente fonte destes compostos, tendo em vista que a diversidade molecular dos produtos naturais é muito superior àquela derivada dos processos de síntese química (Novais et al., 2003).
A natureza tem continuamente nos oferecido um amplo e estruturalmente diversificado arsenal de compostos farmacologicamente ativos que continuam sendo utilizados como drogas altamente efetivas para combater várias doenças ou como estruturas básicas para o desenvolvimento de novas drogas sinteticamente modificadas (Proksch et al., 2002).
Óleos essenciais (EOs) são constituintes orgânicos naturais complexos, produzidos pelas plantas aromáticas como metabólitos secundários. São voláteis e responsáveis pela fragrância de muitas plantas. São obtidos, geralmente, por hidro-destilação e conhecidos por suas propriedades medicinais, sua fragrância e propriedades antissépticas, agindo contra vírus, bactérias e fungos. São utilizados na preservação de alimentos e como antimicrobianos, analgésicos, sedativos, anti-inflamatórios, anestésicos locais e espasmolítico. Podem ser obtidos de flores, folhas, frutos, sementes, raízes, rizomas e caules das plantas (Bakkali et al., 2008; Tisserand; Balacs, 1999).
Óleos essenciais de plantas têm sido usados por centenas de anos como medicamentos naturais de luta contra uma grande variedade de agentes patogênicos, incluindo bactérias, fungos e vírus (Hammer et al., 1999). Pesquisas realizadas com óleos essenciais e seus fitoconstituintes têm revelado promissores agentes com propriedades antibacterianas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 067.330.964-98 - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO - UFPB
Externo à Instituição - GREGORIO FERNANDES GONCALVES
Externo à Instituição - RALINE MENDONCA DOS ANJOS