PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: JESSICA LEITE SERRANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA LEITE SERRANO
DATA: 13/06/2024
LOCAL: Online via google Meet: https://meet.google.com/xed-uvii-xjz
TÍTULO: ASPECTOS BIOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS: UMA ANÁLISE DAS JUSTIFICATIVAS PARA DES(LEGITIMAÇÃO) DE PESSOAS TRANSEXUAIS EM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Esporte. Transexualidade. Cultura. Biologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Após o Comitê Olímpico Internacional (COI), no ano de 2016, alterar suas diretrizes que versam sobre a participação de atletas trans nas olímpiadas, houve um crescimento substancial nas discussões que envolvem esta temática. Dentro do meio acadêmico, apesar de haver um aumento nos números de estudos produzidos sobre essas questões, ainda existem muitas lacunas investigativas que estão longe de serem contempladas. Afim de contribuir com essas discussões e dar voz aos protagonistas desta temática, o objetivo principal do presente estudo foi compreender os argumentos utilizados pelos atores sociais envolvidos no esporte para legitimar ou deslegitimar a participação de pessoas transexuais em competições esportivas. O estudo se caracteriza enquanto pesquisa qualitativa e exploratória. Participaram da pesquisa 5 atletas trans; 4 técnicos esportivos e 4 fisiologistas, que foram selecionados através da referência em cadeia. Para obter o corpus de análise da pesquisa, o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizamos a análise do discurso e para isso nos inspiramos nas obras de Foucault, A ordem do discurso e a Arqueologia do saber para definir a perspectiva de análise de discurso que adotamos. A pesquisa obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) pertencente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), seguindo a Resolução Nº 466/13 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação e Registro no CEP/CCS/ UFPB e CAAE de número: 29725620.0.0000.5188. O presente estudo conduziu a construção de dois artigos originais. O primeiro teve como objetivo analisar as experiências de atletas trans no enfrentamento das barreiras encontradas nos espaços esportivos para serem aceitas como competidoras. Os resultados apontam que as principais barreiras enfrentadas pelas atletas são a resistência dos times adversários em aceitar jogar contra um time com atleta trans; a necessidade de participar de competições segundo o sexo biológico para praticar o voleibol; transfobia; e a falta de inclusão das organizações que estão à frente dos campeonatos. Apesar das inúmeras barreiras, as atletas demonstraram resiliência, buscando resistir e perseverar na busca por seus direitos de participar das competições no gênero feminino, mesmo enfrentado transfobia em diferentes formas e proporções. O segundo artigo teve como objetivo analisar os discursos de fisiologistas e técnicos esportivos sobre a participação de pessoas trans no esporte. Os resultados indicam que não existe um consenso no discurso dos entrevistados sobre concordar com a participação de atletas trans nas competições esportivas, o lugar dos corpos trans no esporte, na visão dos entrevistados, é de separação ou de rejeição, sendo a criação de uma terceira categoria, a alternativa mais recorrente sobre o lugar que esses corpos devem ocupar.
Externo ao Programa - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON
Externo à Instituição - FÁBIO LUÍS SANTOS TEIXEIRA