PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MARIA DA PENHA FREIRE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA MARIA DA PENHA FREIRE SILVA
DATA: 25/07/2024
LOCAL: Híbrido: Auditório do PAPGEF e meet.google.com/vkc-cboj-xze
TÍTULO: DETERMINANTES PSICOSSOCIAIS E AMBIENTAIS DAS TRAJETÓRIAS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Trajetórias; Determinantes; Atividade motora; Modelo Socioecológico, Adolescentes.
RESUMO: Introdução: o estudo sobre os determinantes da atividade física é essencial para entender os motivos que levam as pessoas a serem fisicamente ativas ou não. No entanto, a maioria dos estudos dos determinantes utilizaram análises que giram em torno somente da média dos valores, considerando que o comportamento dos adolescentes é homogêneo e não assumindo que os adolescentes podem apresentar diferentes trajetórias de prática de atividade física. O estudo de trajetórias é uma abordagem que permite analisar o desenvolvimento (estabilidade ou mudança) do comportamento de uma pessoa durante um período de tempo, criando grupos de pessoas com características comuns. Sendo a atividade física um comportamento complexo e multideterminado, o estudo das trajetórias é um método apropriado para identificar grupos de pessoas e as possíveis mudanças nesses grupos ao longo do tempo. Objetivo: Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo identificar as trajetórias da prática de atividade física e analisar se fatores psicossociais (autoeficácia e apoio social) e ambientais (percepção do ambiente) são determinantes das trajetórias em adolescentes, ao longo de quatro anos de acompanhamento. Métodos: Trata-se de um estudo observacional longitudinal que utilizará os dados do Estudo LONCAAFS, realizado com adolescentes de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba, de 2014 a 2017. Utilizou-se um questionário aplicado por meio de entrevista para coletar as variáveis: sexo, idade, escolaridade da mãe, nível socioeconômico, tempo de residência no bairro, e escalas para mensurar a autoeficácia, o apoio do social do pai, mãe e amigos, e a percepção do ambiente. Foram realizadas medidas de massa corporal e estatura para determinação do índice de massa corporal. A análise de Curva de Crescimento de Classe Latente será realizada para identificar as trajetórias da prática de atividade física, no Programa Mplus 7.0 e será utilizada a análise de Regressão Multinomial para analisar se fatores psicossociais (autoeficácia e apoio social) e ambientais (percepção do ambiente) são determinantes das trajetórias, no Programa Stata 13.0. O sexo, a idade e o nível socioeconômico serão testados como potenciais moderadores na relação dos determinantes psicossociais e ambientais com as trajetórias da prática de atividade física, no Programa Stata 13.0. Para todos as análises será adotado o valor de significância de p≤0,05.
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Interno - 497.201.804-63 - MARCOS ANDRÉ MOURA DOS SANTOS - UPE