PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYSE GUEDES CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYSE GUEDES CABRAL
DATA: 10/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/vmm-rwyg-prz
TÍTULO: Efetividade de uma intervenção de base escolar no tempo de prática de atividade física em adolescentes: a autoeficácia e o apoio social atuam como mediadores?
PALAVRAS-CHAVES: Atividade motora, Adolescentes, Mediadores, Estudo de intervenção
PÁGINAS: 131
RESUMO: Autor: Tayse Guedes Cabral Orientador: José Cazuza de Farias Júnior O objetivo deste estudo será analisar a efetividade de uma intervenção sobre o tempo de prática de atividade física, e avaliar se a autoeficácia e o apoio social atuam como mediadores do efeito da intervenção. Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio comunitário de base escolar, que será realizado com escolares de ambos os sexos matriculados no 7° e 8° anos do ensino fundamental de João Pessoa (PB). O estudo será realizado em 8 escolas da rede municipal de ensino (4 do grupo intervenção e 4 do grupo controle). A intervenção de base escolar e multicomponente terá duração de 4 meses (agosto a novembro de 2024), os professores de educação física receberão formação continuada e um material didático (e-book) com aspectos teóricos e conceituais sobre saúde, estilo de vida e qualidade de vida, atividade física, comportamento sedentário, aptidão física e nutrição e será sugerido que abordem esses conteúdos nas aulas de educação física; propor mudanças no ambiente físico e social da escola para a prática de atividade física, uso de ações para aumentar a percepção de autoeficácia, do apoio social dos pais, amigos e professores de educação física, do ambiente escolar e do bairro dos adolescentes, fórum, rodas de debates na escola, distribuição de cartazes, folders e infográficos. A coleta de dados será realizada na escola antes e após a intervenção, por uma equipe treinada, utilizando tablets (questionário eletrônico), em pequenos grupos de adolescentes e serão coletados dados sobre informações sociodemográficas, atividade física, autoeficácia, avaliação do sono e saúde, uso de cigarro e álcool, educação física escolar, apoio social (pai, mãe, amigos e professor de educação física, comportamento sedentário, ambiente escolar, qualidade de vida relacionada à saúde, ambiente do bairro, consumo alimentar e medidas antropométricas, hemodinâmicas e uso de medicamentos. A atividade física moderada a vigorosa será mensurada por uma lista composta por 23 atividades físicas nos domínios do lazer, na escola e deslocamento ativo. A autoeficácia (25 itens) e o apoio social (pai, mãe, amigos e professor de educação física – 9 itens para cada fonte de apoio), ambiente escolar (35 itens) e do bairro (44 itens) para a prática de atividade física serão mensuradas por uma escala. Para analisar o efeito da intervenção será realizado a comparação dos grupos intervenção e controle nos momentos pré e pós intervenção (intra e intergrupos) utilizando teste t independente ou teste U de Mann-Whitney (intergrupo) e teste t dependente ou teste de Wilcoxon (intragrupo) no Stata 13. Para a avaliar o efeito de mediam os efeitos da intervenção na atividade física será utilizada a análise de Modelagem por Equações Estruturais no software Mplus®. O nível de significância será p < 0,05. Espera-se que os achados do presente estudo contribuam para aumentar o corpo de evidência sobre a efetividade de uma intervenção de base escolar para a atividade física, a autoeficácia e o apoio social, e quanto que mudanças nesses construtos podem explicar as mudanças na atividade física. Atividade motora, Adolescentes, Mediadores, Estudo de intervenção
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEX ANTONIO FLORINDO
Externo à Instituição - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Interno - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA CECILIA MARINHO TENORIO
Externo ao Programa - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA