PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Híbrido: Sala 09 do PAPGEF e videoconferência: https://meet.google.com/hzo-urvt-njh
TÍTULO: As características do ambiente da escola e do bairro são mediadoras da efetividade de uma intervenção de base escolar no tempo de prática de atividade física dos adolescentes?
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física; Adolescentes; Promoção da saúde escolar; Ambiente escolar; Ambiente construído.
RESUMO: Diferentes organizações de saúde têm reconhecido o papel do ambiente escolar e o das comunidades como cenários promissores para o desenvolvimento de intervenções que objetivem fomentar a prática de atividade física dos adolescentes. Nessa perspectiva, o presente estudo tem o objetivo analisar a efetividade de uma intervenção sobre o tempo de prática da atividade física e verificar se as características do ambiente percebido da escola e do bairro são mediadoras dos efeitos da intervenção na atividade física em adolescentes, do ensino fundamental II, de escolas públicas do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico longitudinal, do tipo ensaio comunitário de base escolar, que será realizado com base na análise de dados do Projeto PRATIQUE Saúde. O Projeto PRATIQUE Saúde é uma intervenção randomizada e controlada de base escolar, que será realizada em 8 escolas (4 no grupo intervenção e 4 no grupo controle), em 714 adolescentes, com duração de quatro meses (julho a novembro de 2024), e contará com as seguintes ações: A intervenção consistirá no: i) desenvolvimento de uma formação continuada para os professores de educação física, com duração de 40 horas, abordando temas como: saúde, estilo de vida e qualidade de vida; atividade física e comportamento sedentário; recomendações de atividade física e comportamento sedentário para saúde; estratégias de como atingir as recomendações de atividade física e do comportamento sedentário; determinantes da atividade física (apoio social, autoeficácia e ambiente escolar e do bairro); construção de jogos, brinquedos e materiais alternativos e prática de atividade física; uso de métodos colaborativos para utilizar nas aulas de educação física e; riscos e benefícios da atividade física e do comportamento sedentário; ii) desenvolvimento e distribuição de um e-book, abordando conceitos, determinantes, consequências, mensuração, avaliação e atividades sobre temas acima citados e com estratégias de como ser fisicamente mais ativo, reduzir os comportamentos sedentários para serem incluídos nas aulas de educação física; iii) disponibilização de cartazes, folders e infográficos com os temas da formação para serem fixados nos corredores da escola e distribuir para os adolescentes; iv) Construção da página do Projeto PRATIQUE Saúde na internet, com uma área de acesso destinada para os professores e adolescentes com materiais de apoio que poderão ser utilizados no desenvolvendo das ações propostas nas aulas de educação física; v) sugestões de temas para serem discutidos por professores de educação física em suas aulas abordando os conteúdos discutidos na formação continuada; vi) sugestões de realização de mesas e rodas de debate realizada pelos professores e/ou convidados e de feiras de saúde na escola; vii) sugestões de mudanças no ambiente físico e normativo da escola para que os gestores realizarem em relação aos espaços físicos e as normas para o uso dos locais com a prática de atividade física pelos adolescentes e; viii) sugestões de ações para fomentar a percepção positiva da autoeficácia, apoio social e das características do ambiente da escola e do bairro para os adolescentes praticarem atividade física fora das aulas de educação física. Na coleta de dados, será utilizado um questionário validado, aplicado de forma auto administrada com o uso de tablets, na escola, no turno e horário em que o adolescente está matriculado, por uma equipe previamente treinada, nos grupos intervenção e controle (linha de base e pós-intervenção). As variáveis a serem utilizadas neste estudo serão:sociodemográficas (sexo, idade, série da mãe, turno de aula, tempo de residência no bairro), atividade física moderada a vigorosa, ambiente percebido da escola e do bairro, apoio social, autoeficácia e o índice de massa corporal. Para verificar se a percepção das características do ambiente percebido da escola e do bairro são mediadoras dos efeitos da intervenção no tempo de prática da atividade física dos adolescentes será realizada modelagem por equações estruturais. As análises estatísticas serão realizadas no programa Stata 13.0 e no software R versão 4.4.0, adotando-se um nível de significância p<0,05. Espera-se que os achados do presente estudo produzam evidências sobre os mecanismos relacionados às mudanças na percepção das características do ambiente escolar e do bairro que podem ser efetivas no aumento da atividade física em adolescentes.
Externo à Instituição - CARLA MENÊSES HARDMAN
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR