PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MIGUEL DE SOUZA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO MIGUEL DE SOUZA NETO
DATA: 15/08/2024
LOCAL: Online via Meet: https://meet.google.com/xed-uvii-xjz
TÍTULO: Significados Atribuídos por Profissionais de Saúde no Aconselhamento para Atividade Física na Atenção Primária à Saúde: um Estudo Fenomenológico
PALAVRAS-CHAVES: Estratégia Saúde da Família; Pessoal de saúde; Aconselhamento; Atividade Motora; Atenção Primária à Saúde. Pesquisa Qualitativa
RESUMO: A educação em saúde emerge como uma estratégia efetiva para fomentar a prática de atividades físicas e promover a saúde. Dentro do escopo das iniciativas voltadas para educação e promoção de modos de vida saudáveis, o aconselhamento para atividade física desponta como uma recomendação fundamental na Atenção Primária em Saúde (APS). Considerando a dimensão social da ação humana, é relevante investigar como os profissionais de saúde percebem essas práticas na APS. Diante disso, torna-se relevante investigar o que expressam os profissionais de saúde sobre as ações aconselhamento para atividade física na APS. Sendo assim, o objetivo do estudo será compreender os significados atribuídos por profissionais de saúde no aconselhamento para atividade física na atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, com o referencial da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. O campo de estudo consistirá nas unidades de saúde da APS no município de João Pessoa - PB, onde serão entrevistados profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), sendo selecionado aleatoriamente cinco dessas unidades, uma em cada distrito sanitário do município. O registro dos significados ocorrerá no período de novembro e dezembro de 2024, por meio de entrevista semiestruturada, questionando-se aos profissionais os motivos porque, as experiências concretizadas: Que ações voltadas para realização sobre aconselhamento para atividade física você vem executando junto à atenção primária à saúde? Quais são os resultados ou objetivos que você busca alcançar por meio dessas ações de aconselhamento na atenção primária à saúde? Pode me falar sobre facilidades ou dificuldades encontradas (formação, apoio, qualificação, processo de trabalho), ao conduzir o aconselhamento para atividade física na atenção primária à saúde? Osmotivos para, ou seja, as expectativas: Quais são as suas expectativas em relação às iniciativas de aconselhamento para atividade física na Atenção Primária? Quais mudanças você acredita serem necessárias para melhorar o atendimento em relação ao aconselhamento para atividade física na atenção primária à saúde? As narrativas serão interpretadas através de análises ideográficas e nomotéticas à luz da fenomenologia hermenêutica. Nesse contexto, esta pesquisa promove a reflexão sobre as relações sociais estabelecidas entre os participantes do processo de educação e saúde, considerando os significados individuais atribuídos às experiências no ambiente social. Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais aprofundada dos significados atribuídos pelos profissionais de saúde ao aconselhamento para atividade física na APS, promovendo uma reflexão sobre as relações sociais no cuidado e considerando os significados individuais atribuídos às experiências sociais.
Interno - 594.758.464-68 - ADRIANA DE FARIAS GEHRES - UPE
Interno - 046.074.024-51 - ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS - UPE