PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: NATÁLIA BATISTA ALBUQUERQUE GOULART LEMOS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA BATISTA ALBUQUERQUE GOULART LEMOS
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online via link: https://meet.google.com/bkb-xuvb-jba?authuser=0
TÍTULO: Relações transversais e longitudinais entre comportamentos de movimento- 24 horas e autorregulação em pré-escolares.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Autorregulação, Comportamentos de Movimento - 24 horas, Pré-
escolares
PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: 12
RESUMO
Introdução: A autorregulação (AR) é um componente essencial no desenvolvimento
infantil, abrangendo os domínios cognitivo (ARCOG), emocional (AREM) e
comportamental (ARCOM). Tem sido reportado que os comportamentos de movimento,
como atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono, podem influenciar
no desenvolvimento da AR na primeira infância. No entanto, as evidências atuais sobre
as associações entre esses comportamentos e os domínios da AR em pré-escolares são
limitadas e apresentam resultados mistos. Diante disso, é fundamental aprofundar a
investigação dessas relações, incluindo não apenas a interação entre esses
comportamentos ao longo de 24 horas, mas também os potenciais efeitos de intervenções
de AF sobre esses comportamentos e a AR em pré-escolares. Objetivo: Investigar as
possíveis relações transversais e longitudinais entre os comportamentos de movimento 24
horas e os domínios da AR em pré-escolares. Metodologia: A construção da presente tese
envolveu três etapas, que originaram quatro estudos. A etapa de investigação teórica
culminou em uma análise bibliométrica de estudos de intervenção de AF e desfechos na
cognição de crianças e adolescentes. Foram selecionadas publicações entre 2009 e 2019,
indexados na base de dados Web of Science. Para busca dos estudos, foram utilizados os
termos meshs e palavras-chaves. O software Vantage point foi utilizado para normalizar
termos e os mapas bibliométricos foram construídos no software VOSviewer. A segunda
etapa consistiu-se na investigação das relações transversais, composta pela elaboração de
dois estudos: 1) Relação entre aderência aos comportamentos de movimento - 24 horas e
ARCOG e ARCOM em pré-escolares e 2) Associação entre comportamentos de
movimento - 24 horas e a ARCOG e ARCOM em pré-escolares: uma análise
composicional e isotemporal. Participaram destes estudos 223 pré-escolares entre 4 e 5
anos, matriculados na rede pública do município de Petrolina (PE). A ARCOG foi
avaliada por meio dos testes da bateria Early Years Toolbox (EYT), considerando o
Controle Inibitório (CI), a Memória de Trabalho Visuoespacial (MTVE) e a Flexiblidade
Cognitiva (FC). A ARCOM foi avaliada por meio do teste cabeça, ombro, joelho e pé
revisado. A AF e o CS foram medidos de forma objetiva durante sete dias por meio do
uso de um acelerômetro ActiGraph GT3X. O sono e o CS baseado em tela foi avaliado
por meio de relato dos pais/cuidadores primários. A terceira etapa, de caráter longitudinal,
objetivou investigar os efeitos de uma intervenção com AF, a partir de um protocolo de
ginástica educacional, na AR, nas Habilidades Motoras Fundamentais (HMF) e nos
comportamentos de movimento dos pré-escolares. Esta fase envolveu a participação de
duas creches municipais, que foram randomizadas para grupos experimental (n=60) e
controle (n=60). Além dos testes utilizados nos estudos transversais, incluiu-se a AR
subjetiva avaliada por meio do Questionário de Autorregulação e Comportamento da
bateria EYT- versão brasileira, considerando a ARCOG, ARCOM e AREM, bem como
o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso - 3º edição utilizado para avaliar as HMF de
locomoção (LOC) e HMF com bola (HB). Todas as medidas foram realizadas em três
fases: antes da intervenção (Julho/Agosto de 2022), pós-intervenção
(Novembro/Dezembro de 2022) e 12 semanas após o final da intervenção (Follow up
Março/Abril de 2023). Resultados: Na fase teórica, observou-se uma rede robusta de
colaboração entre autores de países de alta renda, com um foco predominante nas funções
executivas e uma escassez de estudos direcionados à fase pré-escolar, demonstrando a
necessidade de mais pesquisas voltadas para esta faixa etária específica. Os estudos
transversais revelaram que a adesão às recomendações de AF e ao tempo de tela foi
associada positivamente à FC, enquanto a adesão às recomendações de AF e sono,
apresentou uma associação negativa com a ARCOM. A análise composicional
demonstrou que a composição dos comportamentos de movimento tem impacto positivo
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na ARCOM e que substituições teóricas de AF moderada a vigorosa por AF leve e CS
podem potencialmente melhorar a ARCOM. Na fase longitudinal, o grupo experimental
de ginástica educacional apresentou maiores escores do CI, FC e da ARCOM medida
direta, porém redução do tempo em AF leve comparado ao grupo controle no pós-
intervenção. Foi verificado efeitos significativos no período follow-up apenas na
ARCOM medida direta para o grupo experimental. Ambos os grupos melhoraram o
escore total das HMF e de LOC, porém somente o grupo experimental demonstrou
aumentos nas HB, bem como na ARCOM medida subjetiva no pós-intervenção.
Conclusão: A presente tese evidenciou uma rede internacional de publicações na área de
intervenções de AF, porém com menor enfoque na fase pré-escolar e oriunda de países
de alta renda. As evidências empíricas transversais sugerem que as relações entre
comportamentos de movimento e a AR variam conforme o domínio da AR, bem como a
forma como os comportamentos são analisados, com associações positivas para a
ARCOM quando observados os comportamentos em uma composição. A evidência
experimental demonstrou que uma intervenção de AF, utilizando uma abordagem de
ginástica educacional, foi efetiva na melhoria do CI, FC e ARCOM no pós-intervenção,
porém com efeitos sustentados apenas na ARCOM.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS CRISTI-MONTERO
Externo à Instituição - CARMEN SILVIA GRUBERT CAMPBELL
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Interno - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES
Interno - 032.732.114-82 - RAFAEL MIRANDA TASSITANO - UFRPE