PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA BEZERRA LACERDA SWENDSEN
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA BEZERRA LACERDA SWENDSEN
DATA: 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online via Meet: https://meet.google.com/ntv-njyk-xce
TÍTULO: OS IMPACTOS AFETIVOS DAS SITUAÇÕES DE MOVIMENTO DE FINALIZAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO DAS JOGADORAS DA ESCOLINHA DE FUTEBOL BRINCANTE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Pedagogia da Corporeidade. Futebol. Impactos Afetivos. Tomada de Decisão.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Os impactos afetivos no futebol têm um papel crucial no desempenho das jogadoras. Em
momentos de tomada de decisão como por exemplo um pênalti ou uma oportunidade clara
de gol, esses impactos podem provocar ansiedade, timidez, insegurança e medo de errar,
prejudicando a performance individual e de forma consequente, a performance coletiva. A
finalização é um ato que combina fatores técnicos, táticos e afetivos. As jogadoras que
conseguem minimizar esses impactos afetivos tendem a tomar decisões melhores,
demonstrando astúcia, audácia, além de executar suas habilidades tecnico-táticas de
maneira eficaz. Por outro lado, aquelas que se deixam levar por esses afetos, podem hesitar
ou agir de forma precipitada, resultando em finalizações imprecisas. Para abordar esse
assunto, partimos da seguinte indagação: quais são os impactos afetivos na tomada de
decisão em situações de movimento de finalização no jogo de futebol? Trata-se de uma
pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, que tem como método analítico a
Semiótica Escritural da Pedagogia da Corporeidade (PC). Este estudo tem o objetivo geral
de analisar os impactos afetivos gerados nas situações de movimento de finalização na
tomada de decisão das jogadoras da escolinha de futebol brincante da Universidade Federal
da Paraíba (UFPB). Os objetivos específicos incluem: (1) Identificar quais são as situações
de finalização que produzem maior impacto afetivo; (2) Perceber que tipo de decisões são
tomadas mediante este impacto e 3) Minimizar os impactos afetivos para que as jogadoras
tomem melhores decisões na finalização. Os sujeitos da pesquisa serão 25 alunas
matriculadas na Escolinha de Futebol Brincante da UFPB, na faixa etária de 12 a 14 anos.
As aulas de futebol seguirão a proposta metodológica da Aula Laboratório da Pedagogia da
Corporeidade. As intervenções serão realizadas no decorrer de 3 meses, com duas aulas
semanais e duração aproximada de 90 minutos cada, totalizando 24 aulas e 36 horas de
intervenção. Como instrumentos e técnicas para coleta dos dados será utilizado um roteiro
de observação (tomando como referência a trinca de ás: audácia, artifício e astúcia), diário
de campo, entrevista semi-estruturada e registros imagéticos (fotografia e filmagem das
aulas). As situações de movimento serão interpretadas através do método Semiótico
Escritural da Pedagogia da Corporeidade, valorizando as relações físico-perceptivas,
socioculturais e psíquicas entre sujeitos e ambiente. Através da análise da tomada de
decisão nas situações de movimento de finalização no futebol, este estudo visa contribuir
com um método de treino heterogêneo que considera a individualidade do ser, bem como
com a compreensão dos impactos afetivos no contexto esportivo infanto-juvenil feminino,
destacando a importância das experiências com jogos para a formação das atletas. Os
resultados esperados podem oferecer contribuições valiosas para as jogadoras, professores
de educação física e outros profissionais envolvidos na formação esportiva, promovendo
práticas que consideram a inter-relação entre movimento e emoção.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO WANDERLEY DE SOUSA CRUZ
Interno - 1755748 - YTALO MOTA SOARES