PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON SWENDSEN FERREIRA DA ROCHA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON SWENDSEN FERREIRA DA ROCHA
DATA: 26/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Online via Meet: https://meet.google.com/zen-pqmt-vur
TÍTULO: Jogos expedicionários para crianças com TDAH: efeitos da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA) nas funções atencionais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física; Pedagogia da Corporeidade; Jogos; Crianças; TDAH.
PÁGINAS: 82
RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição
neurobiológica, cujas principais características são a desatenção, desorganização e/ou
hiperatividade-impulsividade. O TDAH pode afetar as funções atencionais, dentre elas
a atenção seletiva e a atenção sustentada, essenciais para a capacidade de focar em
um estímulo específico e de manter o foco em uma única atividade por um período
prolongado. Por esse motivo, crianças em que convivem com o transtorno costumam
apresentar dificuldades de aprendizagem, necessitando de um cuidado diferenciado
com abordagens que promovam os mecanismos atencionais. Atualmente, os fármacos
psicoestimulantes são o principal recurso de regulação neuronal para pessoas com
TDAH, porém esse tratamento pode trazer efeitos colaterais indesejáveis. Diante
dessa constatação e da necessidade de tratamentos e cuidados com efeitos colaterais
reduzidos, tem-se indicado o jogo como uma alternativa viável. Pesquisas pelo método
da Pedagogia da Corporeidade (PC), por meio do programa Oficina de Brinquedos e
Brincadeiras (OBBA), demonstraram bons resultados na estimulação da atenção em
crianças com TDAH. Diante do exposto, o objetivo deste projeto de qualificação de
mestrado será analisar os efeitos da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA)
com Jogos de Expedição no comportamento das funções atencionais em crianças com
Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) de uma escola pública
na cidade de João Pessoa/PB. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo pesquisaação e quantitativo do tipo descritivo. Os colaboradores do estudo serão crianças, na
faixa etária de 6 a 12 anos, diagnosticadas com TDAH, matriculadas na rede pública
de ensino em João Pessoa/PB, seus pais ou responsáveis legais e seus professores.
O instrumento para a caracterização das crianças e dos pais ou responsáveis será um
prontuário de identificação construído pelo pesquisador; Para obtenção de dados
referentes à percepção de pais/responsáveis e professores sobre o comportamento
dos sintomas de TDAH nas crianças será aplicado o questionário de avaliação de
sintomas de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (MTA-SNAP-IV); Os
dados referentes à atenção seletiva e sustentada das crianças serão coletados por
meio do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e do Trail Making Test Teste de
Trilhas (TT). Será aplicado ainda o teste da Torre de Londres (TOL) para avaliar
funções executivas. Durante as OBBA será utilizado um roteiro de observação, um
protocolo de aplicação para cada construção do brinquedo e realização do jogo e duas
câmeras para captar os códigos semióticos através de filmagens. Serão ao todo 24
sessões, sendo dois encontros por semana, com duração aproximada de 40 minutos.
Ao final terão sido construídos e experimentados 12 jogos do Gênero Expedições,
classificação pela PC. Para a análise dos resultados das OBBA será utilizado o
Método Escritural, desenho Semiótico de Análise do Movimento da PC. As análises
estatísticas descritivas serão analisadas por meio do software Statistical Package for
the Social Science (SPSS) versão 26.0. Será conduzida uma análise multivariada
(MANOVA) para investigar os resultados nas diversas medidas: os acertos do TAC;
scores em sequências do TT e o resultado no teste da TOL. Além disso, será realizada
a análise de correlação de Spearman para as repostas ao questionário MTA-SNAP-IV
pelos pais/responsáveis e professores. Dessa forma, considerando os resultados de
estudos publicados sobre o potencial educativo-terapêutico dos jogos, espera-se com
esse projeto de pesquisa que o programa com Jogos de Expedição da OBBA seja um
recurso capaz de produzir efeitos sobre as funções atencionais das crianças com
TDAH.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA SOARES DE CAMPOS
Interno - 1201473 - ELIZARA CAROLINA MARIN
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA