PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ EVERALDO DOS SANTOS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ EVERALDO DOS SANTOS NETO
DATA: 25/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online via link: https://meet.google.com/xby-zhux-qoa
TÍTULO: FUTEBOL BRINCANTE: EFEITO LÓGICO DO TREINAMENTO PELA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS JOGADORES
PALAVRAS-CHAVES: Futebol, Pedagogia da Corporeidade, Experiência do brincar, Efeito lógico.
PÁGINAS: 44
RESUMO: Nos últimos anos, os estudos voltados para a formação de jogadores de futebol e para programas de intervenção pedagógica no ensino/treino têm se desdobrado a partir de modelos centrados no aluno. O intuito é ultrapassar o paradigma tradicional para o ensino dos esportes a partir de abordagens e modelos centralizados no jogo. A pedagogia tradicional está centrada na reprodução de modelos e padrões de eficiência e determina pré-requisitos seletivos. O olhar para o jogador como mero reprodutor de padrões de movimentos desconsidera o lugar do intérprete na ação. Não há interpretação, apenas reprodução. As pedagogias inovadoras se opõem a esses modelos reprodutivistas e mecanicistas de ensino do esporte. Considera que o ambiente de aprendizagem deve favorecer a criatividade, com experiências diversas, excluindo o caráter seletivo dos modelos tradicionais. Estudos recentes apresentam resultados que evidenciam a eficácia dos modelos centrados no jogo em comparação com propostas estruturadas a partir dos métodos tradicionais de ensino do esporte. Observa-se também que o aspecto tático tem se tornado um dos principais objetos de estudo para a formação de jovens jogadores de futebol. Os estudos recentes sobre a formação de jovens jogadores de futebol têm se voltado para a observação do comportamento tático. Tomando como base para nossas reflexões a Pedagogia de Corporeidade (PC), que trata do movimento como comunicativo e existencial, percebemos que os estudos citados apontam para um efeito do jogo no jogador (o comportamento tático), porém, apenas para sua ação no jogo, não se ocupam de uma dimensão existencial do movimento. Desse modo, mostra-se como uma lacuna a ser explorada dentro das investigações no campo da pedagogia do esporte. Daí pensarmos essa dimensão tática pela Pedagogia da Corporeidade de um ponto de vista existencial do movimento, o efeito lógico do treinamento nos jogadores, que é de alteração dos hábitos. O Futebol brincante parte da premissa de que o ser se torna criativo ao brincar. É a partir da experiência do brincar que nossa proposta toma forma pela Pedagogia da Corporeidade (PC). Portanto, nosso problema de pesquisa se ergue sobre as contribuições da Pedagogia da Corporeidade para o ensino-aprendizagem do futebol. Temos como questão problema: Quais os efeitos lógicos do treinamento pela Pedagogia da Corporeidade para a melhora das capacidades táticas ofensivas de jovens jogadores de futebol? Como objetivo geral: Analisar o efeito lógico do treinamento pela Pedagogia da Corporeidade na formação de jovens jogadores. Como objetivos específicos: (1) Descrever e categorizar os hábitos táticos dos jogadores nas situações de movimento ofensivas a partir dos princípios táticos fundamentais; (2) Favorecer situações de movimento que alterem os hábitos dos jogadores a partir dos princípios táticos fundamentais ofensivos; (3) Avaliar as alterações no hábito tático após 21 sessões de treinamento pela Pedagogia da Corporeidade nos jogadores da escolinha de futebol brincante. Trata-se de um estudo longitudinal analítco descritivo, caracterizado como uma pesquisa-ação com observação participante e observação sistemática. A amostra não- probabilística será constituída por 25 adolescentes de 12 a 14 anos do sexo masculino, participantes do projeto de extensão Escolinha de Futebol Brincante. As intervenções serão realizadas entre os meses de novembro a fevereiro, sendo duas aulas/treino semanais com duração aproximada de 90 minutos cada, totalizando 21 aulas/treino atingindo algo em torno de 32 horas. As aulas/treino serão estruturadas a partir da aula laboratório princípios da Pedagogia da Corporeidade – ALPC. A descrição dos hábitos táticos específicos no futebol observados nas situações de movimento ofensivas será pelo método analítico escritural da Pedagogia da Corporeidade, pelo campo acional. Para avaliar as alterações dos hábitos dos jogadores (o efeito lógico) aplicaremos o teste de Friedman para identificar se há diferenças significativas entre essas medidas dentro dos grupos pareados. Será aplicado o teste post-hoc de Wilcoxon para comparar os pares de medidas, com a correção de Bonferroni para ajustar o nível de significância. O tamanho do efeito será calculado pelo r de Rosenthal. O nível de significância adotado será o valor p ≤ 0,05. Para verificar o nível de confiabilidade inter e intraobservador na observação sistemática e na análise do efeito lógico, utilizaremos o coeficiente Kappa de Cohen. Para a análise dos dados será utilizado o software Stata 17.0.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCIDES JOSÉ SCAGLIA
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA