PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CLIZALDO LUIZ MAROJA DI PACE FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLIZALDO LUIZ MAROJA DI PACE FRANÇA
DATA: 16/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Prédio da Pós-graduação em Educação Física
TÍTULO: ANÁLISE DO EFEITO CRÔNICO DO TREINAMENTO DE FORÇA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO NOS NÍVEIS DE ESPESSURA E QUALIDADE DO TECIDO MUSCULAR
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Treinamento resistido; Restrição de fluxo sanguíneo; Ultrassonografia; Espessura muscular; Qualidade muscular.
PÁGINAS: 45
RESUMO: RESUMO Introdução: O método de treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo (RFS) tem sido amplamente pesquisado, pois apresenta peculiaridades, especialmente, uso de baixas cargas, que podem produzir efeitos similares aos de alta intensidade e volume, com pessoas, fisicamente limitadas. No entanto, existem poucos estudos que investigam o uso da imagem e equipamentos padrão ouro para explorar a espessura e qualidade muscular. A ultrassonografia, é uma técnica minimamente invasiva e confiável para estas informações. Assim, a questão problema desse estudo é: Será que o exercício de força crônico associado à técnica de restrição de fluxo sanguíneo provoca alterações na espessura e qualidade do tecido muscular? Objetivo: Analisar o efeito crônico do treinamento resistido com restrição de fluxo sanguíneo nos níveis de espessura e qualidade do tecido muscular. Materiais e Métodos: A população será de adultos e a amostra de participantes saudáveis, idades entre 20 e 30 anos, de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente randomizado, divididos em quatro grupos: G1 treinamento resistido com RFS 50% e carga de 30%, G2: treinamento resistido sem RFS e carga de 30%, G3: sem RFS e carga de 75%, submetidos a um período de 12 semanas, duas sessões semanais, 60 minutos e G4: grupo controle. As medidas de informações de saúde, hábitos de vida, antropometria, composição corporal e as imagens em aparelho de ultrassom, serão realizadas antes, em repouso, na sexta e décima segunda semana de treinamento. Os dados serão analisados em software estatístico JAMOVI versão 2.2.5. e expressos em valores de média e desvio padrão. Serão testados quanto a normalidade (Shapiro-Wilk), homogeneidade (Levene) e esfericidade (Mauchly). Para análise de possíveis diferenças nas variáveis dependentes intra e intergrupos ANOVA e multivariada. O tamanho do efeito será verificado através do D de Cohen. O nível de significância adotado será de P≤0,05, distribuídos em gráficos e tabelas. Resultados esperados: Espera-se que a hipótese experimental de que o treinamento de força com RFS promova alterações crônicas nos níveis da espessura e qualidade do tecido muscular, melhorando as características morfológicas e neuromusculares, dos praticantes que realizaram o treinamento com RFS, seja acatada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADENILSON TARGINO DE ARAUJO JUNIOR
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - JEFFERSON DA SILVA NOVAES
Presidente - 272.317.984-20 - MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA - URCA
Externo ao Programa - 3358680 - PATRICK ALAN DE SOUZA PFEIFFER