PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: IALLY RAYSSA DIAS MOURA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IALLY RAYSSA DIAS MOURA
DATA: 20/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: online via link: https://meet.google.com/ipv-wrvx-tgt
TÍTULO: EFETIVIDADE DE UMA INTERVENÇÃO DE BASE ESCOLAR SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES: PROJETO PRATIQUE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Estudo de intervenção; Atividade motora; Educação física; Adolescente
PÁGINAS: 108
RESUMO: A prática de atividade física (AF) tem sido associada a diversos benefícios à saúde, contudo, maior parte dos adolescentes não atendem as recomendações de AF. Com isso, o número de intervenções com o objetivo de aumentar a prática de AF tem crescido, sobretudo na escola, por conseguir atingir um maior quantitativo de adolescentes, por ser um local institucionalizado, e há maiores oportunidades de serem fisicamente mais ativos. Nesse contexto, a educação física escolar é considerada o momento mais oportuno para tal, que aborda temas relacionados à prática de AF e esportes, no qual os jovens terão oportunidades de desenvolver suas atitudes, crenças, valores e competências por meio de experiências práticas e dos conhecimentos adquiridos. As intervenções realizadas nas aulas de educação física não não aumentou ou aumentou minimamente o tempo de AF, considerando o tempo total de AF ou por domínio, principalmente o deslocamento ativo. Desse modo, não é possível avaliar a efetividade sobre outras práticas, como os esportes, exercícios físicos e atividades recreativas, visto que cada uma delas tem particularidades e demandas específicas, e as ações realizadas nas intervenções podem influenciar mais ou menos o tempo de AF, dependendo da prática realizada. Sendo assim, o objetivo deste estudo será analisar o efeito de uma intervenção de base escolar sobre as práticas de AF em adolescentes. Trata-se de um estudo do tipo ensaio comunitário de base escolar, que analisará os dados do Projeto PRATIQUE Saúde, uma intervenção multicomponente baseada nas premissas do modelo socioecológico. A amostra foi composta por adolescentes de ambos os sexos, matriculados no 7º e 8º ano do ensino fundamental de escolas municipais de João Pessoa (PB). Realizou-se uma seleção aleatória de 8 escolas, sendo 4 para o grupo controle e 4 para o grupo intervenção. A intervenção foi realizada nas aulas de educação física pelos professores da disciplina, nos meses de julho a novembro de 2024. As ações consistiram de: I) realização de uma formação continuada para os professores de educação física no momento pré intervenção abordando temas sobre Saúde, Estilo de vida e Qualidade de vida, AF e Comportamento Sedentário (CS); II) distribuição do e-book Atividade Física e Saúde nas aulas de Educação Física com temas sobre Saúde, Estilo de vida e Qualidade de vida, AF, CS, Aptidão Física e Nutrição; III) sugestão de inclusão de conteúdos (conceitos e definições, recomendações, determinantes, estratégias de como ser mais ativo) referente aos temas da formação para serem aplicados nas aulas de educação física; IV) acesso a materiais de apoio para os professores de educação física e alunos por meio da página da internet do projeto; V) distribuição de banners e cartazes para serem fixados na escola com os mesmos temas do e-book abordando conceitos, dicas e benefícios; VI) sugestões de mudanças no ambiente físico (marcações e pinturas no piso) e normativo da escola (espaços e normas para uso com a prática de atividade física); VII) sugestão de realização de palestras e rodas de debate pelos professores de educação física e/ou convidados; e realização de feiras na escola pelos adolescentes sobre AF e CS; VIII) Sugestão de ações para
aumentar a percepção da autoeficácia, do apoio social, e a percepção do ambiente. Ao término da intervenção, será oferecido às escolas do grupo controle a possibilidade de desenvolver todas as ações e atividades realizadas nas escolas intervenção. Na escola e no turno de estudo do adolescente, a coleta de dados foi realizada no mês de julho (pré intervenção), e será realizada em novembro (pós intervenção) de 2024, e 12 meses após o término da intervenção (2025). Foi aplicado um questionário em tablets, de forma autoadministrada em grupos de três adolescentes. As variáveis utilizadas foram as sociodemográficas (sexo, idade, classe econômica, escolaridade da mãe, turno de estudo) e de atividade física, considerando o tempo total de AF de intensidade moderada a vigorosa e por grupos de PAF em minutos/semana (esportes, exercícios físicos, atividades recreativas e deslocamento ativo). A comparação do tempo médio de AF moderada a vigorosa e dos grupos de prática (minutos/semana) dos adolescentes do grupo controle e intervenção (inter e intra grupo) nos momentos pré e pós intervenção será realizada por meio do teste t independente ou U de Mann-Whitney (intergrupos), e teste t dependente ou o teste de Wilcoxon (intragrupo). Todas as análises serão realizadas no software Stata 13.0, adotando-se nível de significância de p < 0,05.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA MENÊSES HARDMAN
Externo à Instituição - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo à Instituição - ROSEANNE GOMES AUTRAN
Externo à Instituição - VALTER CORDEIRO BARBOSA FILHO