PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO AUGUSTO MARIZ DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO AUGUSTO MARIZ DANTAS
DATA: 16/04/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Online via Meet: https://meet.google.com/sip-rdgs-rhs
TÍTULO: Efeito do treinamento de força com precondicionamento isquêmico na força muscular, espessura e ecogenicidade do tecido muscular de jovens atletas.
PALAVRAS-CHAVES: precondicionamento isquêmico; treinamento de força; força muscular; resistência muscular; espessura muscular; ecogenicidade muscular.
PÁGINAS: 38
RESUMO: Introdução: o precondicionamento isquêmico (IPC) é uma técnica de restrição de fluxo sanguíneo que se caracteriza pela utilização de uma compressão nos membros realizada previamente a uma sessão de exercícios físicos ou provas de desempenho, visando gerar um melhor rendimento. A utilização do IPC está relacionada a benefícios agudos no desempenho, melhora em tempo de prova, consumo máximo de oxigênio, potência anaeróbia, força e resistência muscular. Assim, surge a questão norteadora desse projeto: será que a utilização do IPC antes do treinamento de força, aumenta os ganhos na força, espessura e qualidade do tecido muscular? Objetivo: analisar o efeito de doze semanas do treinamento de força com IPC na força muscular, espessura e qualidade do tecido muscular de jovens atletas. Materiais e métodos: trata-se de um estudo de caráter quantitativo, delineamento experimental. A população será composta de atletas adolescentes, do sexo masculino com idade entre 16 e 18 anos, em estágio maturacional pós púbere. Após a randomização os indivíduos serão alocados em três grupos experimentais: G1 (IPC + TF); G2 (SHAM + TF) e G3 (TF). O cálculo amostral a priori realizado no software G*Power gerou um n=36 indivíduos. Para análise estatística serão realizados os testes de Shapiro-Wilk e de Levene para checar a normalidade e homocedasticidade dos dados. Caso os dados apresentem distribuição normal, as médias serão comparadas pelo teste de análise de variância (ANOVA), seguida pelo teste post hoc de Bonferroni. Já se os dados apresentarem distribuição anormal, considerando a existência de dois grupos com dados dependentes, será realizado o teste de Wilcoxon. Resultados esperados: estimasse que o IPC consiga promover um aumento na força muscular e no volume total no treinamento. E quando utilizado por um período prologado, é possível que também apresente resultados positivos na espessura e ecogenicidade do tecido muscular.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADENILSON TARGINO DE ARAUJO JUNIOR
Externo à Instituição - DANIEL ALMEIDA MARINHO
Externo à Instituição - FABIO THIAGO MACIEL DA SILVA
Externo à Instituição - JEFFERSON DA SILVA NOVAES
Presidente - 272.317.984-20 - MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA - URCA