CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA
DATA: 17/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: online: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/cajagr
TÍTULO: EFEITO AGUDO DOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FADIGA MENTAL, ATENÇÃO E TOMADA DE DECISÃO EM ATLETAS JOVENS DE VOLEIBOL DE PRAIA
PALAVRAS-CHAVES: metodologias de ensino no esporte; cognição esportiva; desempenho esportivo; psicologia do esporte; treinamento esportivo
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: Os modelos de ensino-aprendizagem e treinamento influenciam não
apenas o desempenho técnico-tático, mas também aspectos cognitivos relevantes no
esporte, como fadiga mental, atenção e tomada de decisão. Objetivo: analisar o efeito
agudo de diferentes modelos de ensino-aprendizagem (analítico, híbrido e situacional)
sobre a fadiga mental, atenção e tomada de decisão em atletas jovens de voleibol de
praia. Materiais e Métodos: trata-se de uma pesquisa quase-experimental com
delineamento cruzado (cross over) e aleatorizado, a amostra foi composta por vinte e
quatro atletas do sexo feminino,submetidos a três condições experimentais com wash
out de sete dias entre as mesmas. Foram ultilizadas a Escala Analógica (VAS) para
fadiga mental, o teste de trilhas B para a atenção e o instrumento Game Performance
Assessment (GPAI) para a análise da tomada de decisão: Resultados: todos os
modelos aumentaram significativamente a fadiga mental, com destaque para o
modelo situacional. Não foram encontradas diferenças significativas na atenção e na
tomada de decisão entre os modelos, embora o modelo híbrido tenha apresentado
melhores médias. Conclusão: os diferentes modelos de ensino provocam respostas
distintas na fadiga mental de atletas, com maior sobrecarga no modelo situacional. O
modelo híbrido se destaca como alternativa promissora ao equilibrar exigências
técnicas e cognitivas com menor impacto mental imediato.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DALTON ROBERTO ALVES ARAÚJO DE LIMA JÚNIOR
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - HENRIQUE DE OLIVEIRA CASTRO