CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA
DATA: 17/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: online: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/cajagr
TÍTULO: EFEITO AGUDO DOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FADIGA MENTAL, ATENÇÃO E TOMADA DE DECISÃO EM ATLETAS JOVENS DE VOLEIBOL DE PRAIA
PALAVRAS-CHAVES: metodologias de ensino no esporte; cognição esportiva; desempenho esportivo; psicologia do esporte; treinamento esportivo
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: Os modelos de ensino-aprendizagem e treinamento influenciam não apenas o desempenho técnico-tático, mas também aspectos cognitivos relevantes no esporte, como fadiga mental, atenção e tomada de decisão. Objetivo: analisar o efeito agudo de diferentes modelos de ensino-aprendizagem (analítico, híbrido e situacional) sobre a fadiga mental, atenção e tomada de decisão em atletas jovens de voleibol de praia. Materiais e Métodos: trata-se de uma pesquisa quase-experimental com delineamento cruzado (cross over) e aleatorizado, a amostra foi composta por vinte e quatro atletas do sexo feminino,submetidos a três condições experimentais com wash out de sete dias entre as mesmas. Foram ultilizadas a Escala Analógica (VAS) para fadiga mental, o teste de trilhas B para a atenção e o instrumento Game Performance Assessment (GPAI) para a análise da tomada de decisão: Resultados: todos os modelos aumentaram significativamente a fadiga mental, com destaque para o modelo situacional. Não foram encontradas diferenças significativas na atenção e na tomada de decisão entre os modelos, embora o modelo híbrido tenha apresentado melhores médias. Conclusão: os diferentes modelos de ensino provocam respostas distintas na fadiga mental de atletas, com maior sobrecarga no modelo situacional. O modelo híbrido se destaca como alternativa promissora ao equilibrar exigências técnicas e cognitivas com menor impacto mental imediato.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DALTON ROBERTO ALVES ARAÚJO DE LIMA JÚNIOR
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - HENRIQUE DE OLIVEIRA CASTRO