CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDSON SWENDSEN FERREIRA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON SWENDSEN FERREIRA DA ROCHA
DATA: 26/08/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Formato Híbrido: Sala de defesa do Prédio da Pós-graduação em Educação Física
TÍTULO: PROGRAMA OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM JOGOS DE EXPEDIÇÕES: EFEITOS SOBRE AS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS COM TDAH
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física; Pedagogia da Corporeidade; Programa OBBA; Jogos de Expedições; TDAH.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. Essa condição afeta o desenvolvimento cerebral, comprometendo as Funções Executivas (FE), um conjunto de habilidades cognitivas responsáveis pela autorregulação do comportamento, pelo planejamento e pela adaptação flexível a diferentes contextos. As FE são fundamentais para a aprendizagem e a organização da vida cotidiana. Por essa razão, crianças com TDAH costumam apresentar dificuldades escolares e conflitos interpessoais, demandando intervenções que favoreçam o desenvolvimento dessas funções. O aumento expressivo no número de diagnósticos de TDAH tem mobilizado pesquisadores e educadores na formulação de estratégias terapêuticas e pedagógicas com menores efeitos adversos, que estimulem o fortalecimento das FE. Entre as propostas de intervenção no campo da Educação Física, os jogos e as brincadeiras têm se destacado como tecnologias leves de cuidado em saúde, por promoverem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. Nessa perspectiva, esta pesquisa-ação, de abordagem mista, utilizou um delineamento quase-experimental, sem grupo controle, com o objetivo de analisar os efeitos das Oficinas de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA) com Jogos do gênero Expedições sobre as FE de crianças com TDAH, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia de intervenção baseou-se em experiências do brincar/jogar organizadas em três instâncias distintas e complementares: “Sentir”, “Reagir” e “Refletir”, conforme a proposta pedagógica da Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC). Foram realizadas 21 oficinas, com duas sessões semanais de aproximadamente 40 minutos cada. Ao todo foram utilizados 12 brinquedos/jogos, classificados por Tipo e Estilo, segundo a teoria metodológica da Pedagogia da Corporeidade (PC). A avaliação dos efeitos da OBBA foi realizada por meio da Semiótica Aplicada, método escritural de análise do movimento da PC, da Escala de Avaliação das OBBA, de um roteiro de observação e do teste Torre de Londres (ToL), aplicado em três momentos distintos: pré-intervenção, intermediário (após a 10ª sessão) e pós-intervenção. Os dados analisados revelaram que as oficinas que apresentaram maior impacto na construção dos brinquedos foram Sapato de Coco, Bastões Coloridos e Malabares (Tipo-Acrobáticos e Estilo-Equilibrismos), enquanto as que mais se destacaram na realização dos jogos foram Bambolê (Acrobáticos- Equilibrismos), Parkour (Acrobáticos-Salto-Quedas) e Yoga (Tipo-Integrativos e Estilo-Posturais). Observou-se uma correlação entre os Tipos Acrobáticos nas etapas de construção e de execução dos jogos, sugerindo que a complexidade motora e o engajamento corporal exigido para manter a estabilidade em jogos que demandam equilíbrio favorecem o desenvolvimento das FE. A análise quantitativa do ToL indicou progressos significativos nos indicadores de planejamento e resolução de problemas ao longo da intervenção. Já os dados qualitativos revelaram avanços na atenção sustentada, no respeito às regras e no controle da impulsividade. Conclui-se que as OBBA contribuíram de maneira efetiva para o aprimoramento das FE em crianças com TDAH, reafirmando o potencial dos jogos como recursos pedagógicos e terapêuticos. Os achados reforçam a relevância da inclusão dos jogos no rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando as possibilidades de promoção e cuidado em saúde no contexto brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA SOARES DE CAMPOS
Interno - 1201473 - ELIZARA CAROLINA MARIN
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA