CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO PORTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO PORTO DOS SANTOS
DATA: 03/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesa do Prédio da Pós-graduação em Educação Física
TÍTULO: DISFUNÇÃO ATRIAL EM ATLETAS DE RESISTÊNCIA: ANÁLISE DO STRAIN MIOCÁRDICO COMO PREDITOR DA INCIDÊNCIA DE ARRITMIAS ATRIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: exercício de resistência, função atrial, deformação miocárdica, arritmias cardíacas, atletas amadores.
PÁGINAS: 35
RESUMO: RESUMO A prática regular de exercícios de resistência promove diversas adaptações cardíacas, muitas das quais são consideradas fisiológicas. No entanto, observa-se um aumento da incidência de arritmias atriais entre atletas de resistência, o que levanta a hipótese de que, em determinadas condições, o remodelamento atrial possa representar um fator de risco. Dentre os possíveis marcadores de disfunção subclínica, destaca-se a análise da deformação miocárdica (strain) do átrio esquerdo, mensurada por ecocardiografia com speckle-tracking (STE), técnica sensível à identificação precoce de alterações funcionais. Este estudo tem como objetivo principal investigar se a disfunção atrial, avaliada por parâmetros estruturais e funcionais do átrio esquerdo, está associada à maior prevalência de arritmias atriais em atletas amadores de resistência com diferentes volumes semanais de treinamento. Trata-se de um estudo observacional de coorte prospectivo, com seguimento clínico de 12 meses, que incluirá atletas amadores de ambos os sexos, com idade entre 40 e 60 anos. Todos os participantes serão submetidos à avaliação clínica, análise da composição corporal, ecocardiografia transtorácica com quantificação do strain atrial (LASr, LAScd, LASct) e monitoramento cardíaco por Holter de 24h. Após 12 meses, será realizado novo Holter para identificação da incidência de arritmias atriais. O tamanho amostral será calculado com base no strain atrial de reservatório (LASr). A normalidade e homocedasticidade dos dados serão verificadas pelos testes de Shapiro-Wilk e Levene. As comparações entre atletas com diferentes volumes semanais de treino serão realizadas por ANOVA ou GEE com pós-teste de Bonferroni. Associações entre disfunção atrial e presença de arritmias serão avaliadas por regressão logística univariada e multivariada, ajustada por idade, sexo, tempo de prática esportiva em horas (LTH) e volume de treino. A incidência de arritmias será comparada entre grupos por testes de Qui-quadrado ou exato de Fisher. O nível de significância adotado será p<0,05, e as análises serão conduzidas no software SPSS versão 22.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199261 - AMILTON DA CRUZ SANTOS
Externo ao Programa - 2008919 - ENEAS RICARDO DE MORAIS GOMES
Externo à Instituição - FRANCIS RIBEIRO DE SOUZA
Externo à Instituição - RAFAEL MIRANDA TASSITANO
Interno - 1755748 - YTALO MOTA SOARES