PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
DATA: 31/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Híbrido: Sala 09 do PAPGEF e videoconferência: https://meet.google.com/hzo-urvt-njh
TÍTULO: As características do ambiente da escola e do bairro são mediadoras da efetividade de uma intervenção de base escolar no tempo de prática de atividade física dos adolescentes?
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física; Adolescentes; Promoção da saúde escolar; Ambiente escolar; Ambiente construído.
PÁGINAS: 116
RESUMO: Diferentes organizações de saúde têm reconhecido o papel do ambiente escolar e o das
comunidades como cenários promissores para o desenvolvimento de intervenções que
objetivem fomentar a prática de atividade física dos adolescentes. Nessa perspectiva, o
presente estudo tem o objetivo analisar a efetividade de uma intervenção sobre o tempo
de prática da atividade física e verificar se as características do ambiente percebido da
escola e do bairro são mediadoras dos efeitos da intervenção na atividade física em
adolescentes, do ensino fundamental II, de escolas públicas do município de João
Pessoa, Paraíba, Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico longitudinal, do tipo
ensaio comunitário de base escolar, que será realizado com base na análise de dados
do Projeto PRATIQUE Saúde. O Projeto PRATIQUE Saúde é uma intervenção
randomizada e controlada de base escolar, que será realizada em 8 escolas (4 no grupo
intervenção e 4 no grupo controle), em 714 adolescentes, com duração de quatro meses
(julho a novembro de 2024), e contará com as seguintes ações: A intervenção consistirá
no: i) desenvolvimento de uma formação continuada para os professores de educação
física, com duração de 40 horas, abordando temas como: saúde, estilo de vida e
qualidade de vida; atividade física e comportamento sedentário; recomendações de
atividade física e comportamento sedentário para saúde; estratégias de como atingir as
recomendações de atividade física e do comportamento sedentário; determinantes da
atividade física (apoio social, autoeficácia e ambiente escolar e do bairro); construção de
jogos, brinquedos e materiais alternativos e prática de atividade física; uso de métodos
colaborativos para utilizar nas aulas de educação física e; riscos e benefícios da atividade
física e do comportamento sedentário; ii) desenvolvimento e distribuição de um e-book,
abordando conceitos, determinantes, consequências, mensuração, avaliação e
atividades sobre temas acima citados e com estratégias de como ser fisicamente mais
ativo, reduzir os comportamentos sedentários para serem incluídos nas aulas de
educação física; iii) disponibilização de cartazes, folders e infográficos com os temas da
formação para serem fixados nos corredores da escola e distribuir para os adolescentes;
iv) Construção da página do Projeto PRATIQUE Saúde na internet, com uma área de
acesso destinada para os professores e adolescentes com materiais de apoio que
poderão ser utilizados no desenvolvendo das ações propostas nas aulas de educação
física; v) sugestões de temas para serem discutidos por professores de educação física
em suas aulas abordando os conteúdos discutidos na formação continuada; vi)
sugestões de realização de mesas e rodas de debate realizada pelos professores e/ou
convidados e de feiras de saúde na escola; vii) sugestões de mudanças no ambiente
físico e normativo da escola para que os gestores realizarem em relação aos espaços
físicos e as normas para o uso dos locais com a prática de atividade física pelos
adolescentes e; viii) sugestões de ações para fomentar a percepção positiva da
autoeficácia, apoio social e das características do ambiente da escola e do bairro para
os adolescentes praticarem atividade física fora das aulas de educação física. Na coleta
de dados, será utilizado um questionário validado, aplicado de forma auto administrada
com o uso de tablets, na escola, no turno e horário em que o adolescente está
matriculado, por uma equipe previamente treinada, nos grupos intervenção e controle
(linha de base e pós-intervenção). As variáveis a serem utilizadas neste estudo serão:sociodemográficas (sexo, idade, série da mãe, turno de aula, tempo de residência no
bairro), atividade física moderada a vigorosa, ambiente percebido da escola e do bairro,
apoio social, autoeficácia e o índice de massa corporal. Para verificar se a percepção
das características do ambiente percebido da escola e do bairro são mediadoras dos
efeitos da intervenção no tempo de prática da atividade física dos adolescentes será
realizada modelagem por equações estruturais. As análises estatísticas serão realizadas
no programa Stata 13.0 e no software R versão 4.4.0, adotando-se um nível de
significância p<0,05. Espera-se que os achados do presente estudo produzam
evidências sobre os mecanismos relacionados às mudanças na percepção das
características do ambiente escolar e do bairro que podem ser efetivas no aumento da
atividade física em adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA MENÊSES HARDMAN
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo à Instituição - PRISCILA MISSAKI NAKAMURA
Externo à Instituição - ROSEANNE GOMES AUTRAN
Externo à Instituição - SUEYLA FERREIRA DA SILVA DOS SANTOS