CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JOSELIA DOS SANTOS ALMEIDA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELIA DOS SANTOS ALMEIDA
DATA: 27/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Online via link: https://meet.google.com/hur-zzpt-pon
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de conteúdo e uma escala de literacia em atividade física para adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Literacia em atividade física; Adolescentes; Validade de conteúdo.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO
Desenvolvimento e validação de conteúdo e uma escala de literacia em atividade física
para adolescentes
Autora: Josélia dos Santos Almeida
Orientador: Prof. Dr. José Cazuza de Farias Júnior
Objetivo deste estudo foi desenvolver e determinar a validade de conteúdo da escala de
literacia em atividade física para adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico com
as seguintes:etapas: Construção da matriz teórica da escala; Desenvolvimento da escala;
Validade de conteúdo. Para a construção da escala foi realizada uma busca na literatura
para identificar estudos, conceitos e escalas de literacia em atividade física. A primeira
versão da escala foi composta por 35 itens, distribuídos em quatro dimensões:
saber/conhecer (11 itens), saber onde buscar (11 itens), saber como (6 itens), e saber
avaliar (7itens). Em cada dimensão, foram âncorados os itens com 5 opções de respostas
do tipo likert (Não sei nada, sei pouco, sei bem, e sei muito bem). A validade de
conteúdo foi realizada por 13 especialistas que avaliaram a clareza de linguagem; 2)
relevância teórica; 3) pertinência prática. Para análise dos resultados foi calculado o
índice de validade de conteúdo de cada item (IVCi) e índice de validade de conteúdo total
para cada dimensão e para escala em geral (IVCt). O ICVi foi calculado à proporção que
os especialistas atribuírem notas máximas (3 e 4) para cada item. Os itens que receberam
pontuação (1 e 2) foram revisados e/ou excluídos da escala. Os resultados da análise de
conteúdo dos itens demonstraram valor adequado para clareza de linguagem, relevância
teórica, e pertinência prática (≥0,70). O IVC das dimensões saber /conhecer e saber onde
buscar (≥ 0,90) foi considerada adequada, as dimensões saber como (≤ 0,49), e saber
avaliar (≤ 0,59) foram considerados abaixo do esperado. O IVCt para as quatro dimensões
da escala, foi considerado aceitável (≥0,70). A versão final da escala ficou com 23 itens,
distribuídos em três dimensões (saber/conhecer (11), saber onde buscar (8), saber avaliar
(4). Conclui-se que a escala apresentou níveis satisfatórios de validade de conteúdo.
Estudos futuros deverão dar continuidade com a realização da análise de confiabilidade
(reprodutibilidade, consistência interna), e validade de construto da escala de literacia em
atividade física para adolescentes, possibilitando seu uso em estudos de intervenções em
atividade física com adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo à Instituição - MARILIA VELARDI
Externo à Instituição - MATHIAS ROBERTO LOCH