CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSELIA DOS SANTOS ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELIA DOS SANTOS ALMEIDA
DATA: 27/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Online via link: https://meet.google.com/hur-zzpt-pon
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de conteúdo e uma escala de literacia em atividade física para adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Palavras – chave: Literacia em atividade física; Adolescentes; Validade de conteúdo.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Desenvolvimento e validação de conteúdo e uma escala de literacia em atividade física para adolescentes Autora: Josélia dos Santos Almeida Orientador: Prof. Dr. José Cazuza de Farias Júnior Objetivo deste estudo foi desenvolver e determinar a validade de conteúdo da escala de literacia em atividade física para adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico com as seguintes:etapas: Construção da matriz teórica da escala; Desenvolvimento da escala; Validade de conteúdo. Para a construção da escala foi realizada uma busca na literatura para identificar estudos, conceitos e escalas de literacia em atividade física. A primeira versão da escala foi composta por 35 itens, distribuídos em quatro dimensões: saber/conhecer (11 itens), saber onde buscar (11 itens), saber como (6 itens), e saber avaliar (7itens). Em cada dimensão, foram âncorados os itens com 5 opções de respostas do tipo likert (“Não sei nada”, “sei pouco”, “sei bem”, e “sei muito bem). A validade de conteúdo foi realizada por 13 especialistas que avaliaram a clareza de linguagem; 2) relevância teórica; 3) pertinência prática. Para análise dos resultados foi calculado o índice de validade de conteúdo de cada item (IVCi) e índice de validade de conteúdo total para cada dimensão e para escala em geral (IVCt). O ICVi foi calculado à proporção que os especialistas atribuírem notas máximas (3 e 4) para cada item. Os itens que receberam pontuação (1 e 2) foram revisados e/ou excluídos da escala. Os resultados da análise de conteúdo dos itens demonstraram valor adequado para clareza de linguagem, relevância teórica, e pertinência prática (≥0,70). O IVC das dimensões saber /conhecer e saber onde buscar (≥ 0,90) foi considerada adequada, as dimensões saber como (≤ 0,49), e saber avaliar (≤ 0,59) foram considerados abaixo do esperado. O IVCt para as quatro dimensões da escala, foi considerado aceitável (≥0,70). A versão final da escala ficou com 23 itens, distribuídos em três dimensões (saber/conhecer (11), saber onde buscar (8), saber avaliar (4). Conclui-se que a escala apresentou níveis satisfatórios de validade de conteúdo. Estudos futuros deverão dar continuidade com a realização da análise de confiabilidade (reprodutibilidade, consistência interna), e validade de construto da escala de literacia em atividade física para adolescentes, possibilitando seu uso em estudos de intervenções em atividade física com adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo à Instituição - MARILIA VELARDI
Externo à Instituição - MATHIAS ROBERTO LOCH