CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: PRYSCILLA FIRMINO ANDRADE DE SOUSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRYSCILLA FIRMINO ANDRADE DE SOUSA
DATA: 16/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Formato Híbrido: Auditório do PAPGEF e pelo Meet: https://meet.google.com/qwx-htfe-sib
TÍTULO: JOGOS DE PERCUSSÃO CORPORAL PELA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE PARA
CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física; Ensino; Jogo; Ritmo; Pedagogia da Corporeidade.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos dos jogos de percussão corporal na
percepção do próprio ritmo em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se
de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo pesquisa
participante. A investigação se deu por meio das aulas de Educação Física para
alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade
de Fortaleza (Ceará). Foram realizadas 24 aulas temáticas de 50 minutos, durante 12
semanas (dois encontros semanais), totalizando 1.200 minutos de intervenção. As
aulas foram aplicadas de acordo com a estruturação da Aula-Laboratório da
Pedagogia da Corporeidade, que organiza o ensino-aprendizagem como um percurso
da experiência do conhecer, a partir de situações de movimento: Sentir, Reagir e
Refletir. Os jogos rítmicos são categorizados na Pedagogia da Corporeidade como
sendo do gênero secundário, dotados de tipos e estilos. Neste trabalho, utilizamos
jogos do tipo Tocados e estilo Corpo. Analisamos o ritmo construído (origem) em
tempo ultradiano (tempo de aula) e integrado ao ambiente (manifestação). Para a
análise dos dados, utilizamos o método semiótico pragmático da Pedagogia da
Corporeidade, interpretando os efeitos de sentido Emocional, a partir do instrumento
Face Scale (escala que apresenta expressões faciais). E os efeitos de sentido
Energético, por meio de roteiro de observação, a partir da filmagem das aulas, a partir
das categorias de Intensidade, Andamento e Pulsação do som. Os resultados
indicaram uma ampliação da percepção rítmica nas crianças e uma correlação
positiva entre a satisfação nas aulas e seu desempenho nas atividades de percussão
corporal. Assim, descrevemos como as crianças reconheceram e experienciaram as
categorias do som, relacionando-as ao seu próprio corpo e a viabilidade da
metodologia aplicada nas aulas, atestando a relevância do trabalho educativo para
com a percussão corporal.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1746706 - ANDREIA DUTRA ESCARIAO
Interno - 1201473 - ELIZARA CAROLINA MARIN
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA