CCS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO ELEDILSON DE SOUZA FERREIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO ELEDILSON DE SOUZA FERREIRA
DATA: 13/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido: Sala de defesa do PAPGEF e https://meet.google.com/gyd-mfuo-vej
TÍTULO: EFEITOS DOS JOGOS DE CONSTRUÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TDAH PELA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia da Corporeidade; Jogos e Brincadeiras; TDAH; Funções Executivas
PÁGINAS: 83
RESUMO: A infância corresponde à uma fase do crescimento em que pode-se manifestar a
presença de transtornos do neurodesenvolvimento. Entre os de maior frequência
está o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que pode resultar
em implicações negativas para a criança acometida. Diversas intervenções
pedagógicas e inclusivas podem ser aplicadas para um melhor prognóstico, entre
elas destacam-se o programa OBBA da Pedagogia da Corporeidade (PC), no qual o
jogo é conduzido para efeitos terapêuticos em crianças com TDAH. O presente
estudo objetiva analisar os efeitos produzidos pelos jogos do gênero construção nas
funções executivas em crianças com TDAH. Trata-se de uma pesquisa de
abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, com características de pesquisa
quase experimental e do tipo pesquisa-ação. e técnica de análise será a semiótica
pragmática utilizando as categorias de interpretação do trabalho docente
(Interpretação, inicial, dinâmica e final) da Aula Laboratório da Pedagogia da
Corporeidade (ALPC). Participarão do estudo crianças de 6 a 12 anos, de ambos os
sexos, diagnosticadas com TDAH matriculadas na escola pública, da rede municipal
de João Pessoa/PB. As crianças selecionadas, serão atendidas na clínica do
Laboratório da Escola Brincante, na Universidade Federal da Paraíba, onde serão
realizadas as intervenções e os testes. Os procedimentos de coleta de dados
contarão com a utilização dos instrumentos: roteiro de observação direta e o plano
de filmagens como recurso de observação indireta. Além disso, serão empregados o
Questionário SNAP IV, Teste de Atenção por Cancelamento (TAC),Teste de Trilhas
(TT) e Torre de Londres (TOL). As intervenções consistirão em oficinas do Programa
OBBA, com a construção e utilização de 12 brinquedos, em sessões de
aproximadamente 40 minutos, que ocorrerão durante três meses, totalizando 24
sessões. As oficinas serão estruturadas e implementadas de acordo com a
metodologia da Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC). Para a
análise de dados, será realizado o comparativo dos testes e o quadro dos signos
para as categorias. Para a interpretação inicial, dinâmica e final do trabalho
docente, será utilizada a técnica de análise descritiva das categorias de
interpretação, com base no protocolo de análise da Aula Laboratório da Pedagogia
da Corporeidade (ALPC). Os resultados do questionário de identificação dos
sujeitos e do questionário de avaliação dos sintomas do TDAH, serão analisados a
partir do software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 26.0.
Para análise dos resultados nos testes TAC, TT e TOL, será realizado o teste
Wilcoxon para amostras pareadas, para comparar as diferenças dos testes e uma
análise multivariada (MANOVA). O método escritural será utilizado durante a
aplicação do OBBA para auxiliar na percepção de ações e funções em diferentes
contextos. Espera-se constatar que as vivências com os jogos foram benéficas para
o aspecto cognitivo de crianças com TDAH.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELA DADALTO AMBROZINE MISSAWA
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO RAMALHO ANICETO