PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: TANNISSA LUANNA CARDOSO DE ARAÚJO

DISCENTE: TANNISSA LUANNA CARDOSO DE ARAÚJO
DATA: 02/08/2024
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: O APOIO PEDAGÓGICO E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS MONTEIRO
PALAVRAS-CHAVES: políticas públicas; permanência estudantil; apoio pedagógico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O apoio pedagógico, área prevista no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), conforme estabelecido no Decreto n. 7.234/2010, é muito importante para o ensino superior, especialmente para os estudantes oriundos de contextos desfavorecidos ou que enfrentam dificuldades que impossibilitam a adaptação e a integração no ambiente acadêmico, porque pode garantir um suporte pedagógico aos estudantes, contribuindo para condições efetivas de sua permanência na formação acadêmica e para o alcance dos seus objetivos. O tema deste estudo resulta do questionamento de como o apoio pedagógico, por meio da Política de Assistência Estudantil, contribui para a permanência dos estudantes nos cursos superiores. O objetivo geral é analisar as ações executadas pela equipe de apoio pedagógico e suas possíveis contribuições para a permanência dos estudantes nos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro. A presente pesquisa apoia-se em uma abordagem metodológica qualitativa, com características exploratória-descritiva, documental e bibliográfica. A população desta pesquisa constitui-se por estudantes dos cursos superiores de tecnologia da instituição que tiveram acesso às ações da coordenação pedagógica. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários enviados por e-mail aos estudantes. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise dos dados, elaborou-se, como produto, um guia prático de intervenções pedagógicas no ensino superior. Conclui-se que o apoio pedagógico se configura como uma ferramenta essencial para acompanhar, orientar, assessorar e dar suporte aos estudantes em sua jornada acadêmica. Os fatores que influenciam na tomada de decisão na trajetória estudantil dos estudantes envolvem diversos aspectos, tais como: pessoais, sociais e institucionais. Desse modo, a existência de uma rede de apoio envolvendo as atividades acadêmicas é fundamental para facilitar a trajetória dos estudantes na instituição.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES