PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOSE ROMULO BATISTA XAVIER JUNIOR

DISCENTE: JOSE ROMULO BATISTA XAVIER JUNIOR
DATA: 27/08/2024
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: AMBIENTALIZAÇÃO DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: um olhar sobre a Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: ambientalização; política ambiental; gestão do ensino superior; sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Acumulam-se evidências científicas que atestam que o Planeta Terra vem sofrendo, a mais não poder, as nefastas consequências da exploração desenfreada dos elementos que compõem este complexo globo que é, até o momento, a morada intransferível de toda a humanidade. As Universidades Públicas brasileiras, como pilares da educação superior, assumem um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e na promoção do progresso social. Sua missão vai além da mera instrução acadêmica, estendendo-se à construção de conhecimento e ao fomento do desenvolvimento socioambiental, em suas diversas escalas. Nesse contexto, torna-se imperativo que as universidades assumam um compromisso ético, científico e político com o enfrentamento da crise socioambiental, um desafio que permeia todos os aspectos da sociedade contemporânea. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de ambientalização na política institucional de gestão da Universidade Federal da Paraíba entre 2013 e 2023. Para tanto, discute-se a relevância da ação antrópica e do modo de produção capitalista na crise ambiental de escala global vivenciada no Planeta Terra por meio do recurso aos conceitos de antropocento e capitaloceno, bem como se busca esclarecer o que de fato significa a tão falada crise ambiental, expondo-se a ideia de limites ambientais e as consequências inerentes à ultrapassagem de tais barreiras. Traçado esse contexto, aborda-se a noção sociológica de ambientalização, a fim de que, assentados os alicerces teóricos se possa introduzir o conceito de ambientalização da educação superior, que vem a ser o processo por meio do qual temas socioambientais são inseridos aos conteúdos e práticas curriculares (ensino) de forma integrada às demais instâncias do processo educativo universitário (pesquisa, extensão e gestão). Aborda-se então de forma detida o que a literatura científica tem debatido com relação à ambientalização em cada uma das esferas da educação superior, com ênfase na dimensão da gestão. Todo esse percurso descrito é composto por passos preparatórios necessários para a efetiva consecução dos objetivos da pesquisa, visto que, por se tratar de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, tais debates possibilitam justificar de maneira fundamentada as escolhas feitas para a formação do corpo de documentos a serem analisados na pesquisa. Por fim, utiliza-se os documentos selecionados para descrever, compreender e discutir o processo de ambientalização na política institucional de gestão da Universidade Federal da Paraíba. Isso é feito por meio da descrição da organização institucional das unidades que atuam para esse fim e pela discussão detalhada dos resultados obtidos pela instituição na plataforma internacional UI GreenMetric World University Ranking, edição 2023. No tocante à metodologia, a pesquisa adota abordagem qualitativa, com adoção do procedimento lógico dedutivo, que permite iniciar a pesquisa a partir do estudo de uma realidade geral e, gradativamente estreitar o universo de análise para temas e realidades sociais específicas. O Produto Técnico Tecnológico da Pesquisa consiste em uma proposta de programa institucional que tem como objetivos precípuos a elaboração de um plano diretor participativo que preveja a adoção de práticas de sustentabilidade em áreas como água, energia e resíduos; e a atualização do Plano de Logística Sustentável da instituição, a fim de que a instituição passe a adimplir os requisitos fixados na Portaria Seges/ME nº 8.678, de 19 de julho de 2021 no que diz respeito à implementação de instrumentos de governança nas contratações realizadas pela Universidade Federal da Paraíba.
Presidente - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS