PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
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Banca de DEFESA: EVELIN SARMENTO DE CARVALHO
		
		
		 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: EVELIN SARMENTO DE CARVALHO
 DATA: 28/02/2020
 HORA: 14:00
 LOCAL: CEDESP
 TÍTULO: PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA  CAMPUS CABEDELO
 PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior, Política de Assistência Estudantil, Permanência.
 PÁGINAS: 150
 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
 ÁREA: Educação
 RESUMO: O Programa Nacional de Assistência Estudantil  PNAES, instituído no ano de 2010, prevê ações de assistência estudantil que apoiam a permanência de estudantes que ingressaram na educação superior por meio das políticas públicas de inclusão para aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade. Nesta perspectiva, analisamos a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba  IFPB do Campus de Cabedelo, na visão dos estudantes matriculados nos cursos superiores, quanto a sua contribuição na permanência acadêmica. Para tal, desenvolvemos um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, aplicamos questionário semiestruturado e realizamos entrevistas com estudantes dos cursos superiores em design gráfico e em ciências biológicas, participantes da política de assistência estudantil. Depois tratamos os dados da pesquisa a partir da perspectiva de análise de conteúdo de BARDIN (2011), utilizando como categorias teóricas, in/exclusão e acesso e permanência, analisando autores como: Provin (2011), Veiga-Neto e Lopes (2011), Zago (2006), Silva e Veloso (2013), Castelo Branco; Nakamura e Jezine (2016 e 2017) e outros. Verificamos em nossos resultados, a mudança de perfil dos estudantes da instituição ao longo de seu processo histórico; a contribuição da política de assistência estudantil do Campus de Cabedelo na permanência dos estudantes com maiores referências aos auxílios financeiros e principalmente ao auxílio moradia. Destacamos a contribuição fundamental da postura e conduta do professor na permanência dos estudantes; e destacamos ainda a inexistência de ações com a finalidade de acompanhamento pedagógico para os estudantes da educação superior durante a sua trajetória acadêmica. Ficou evidente que a política de assistência estudantil do IFPB Campus de Cabedelo disponibiliza, predominantemente, modalidades de auxílio financeiro como suporte à permanência dos estudantes, priorizando o atendimento de suas demandas materiais, não sendo visível na mesma proporção, estratégias para a atenção de suas demandas simbólicas, oferecendo, por exemplo, espaços de convivência coletiva. Ao final da pesquisa, propomos a partir dos relatos dos estudantes, uma ação pedagógica interventiva com o objetivo de construirmos canais de diálogo com estudantes para o fortalecimento do sentimento de pertencimento na instituição, promovendo um acompanhamento sistemático, contribuindo, dessa forma, também na permanência acadêmica.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo ao Programa - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA