PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO VITOR VERISSIMO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO VITOR VERISSIMO DE LIMA
DATA: 25/04/2025
HORA: 09:30
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS PÓS-GRADUADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: contribuições para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional
PALAVRAS-CHAVES: Técnicos em Assuntos Educacionais; Contribuições; Pós-graduação stricto-sensu; Egressos.
PÁGINAS: 57
RESUMO: A presente pesquisa possui como temática os Técnicos em Assuntos Educacionais egressos do Programa de Pós-Graduação em Política Pública, Gestão e Avaliação da Educação Superior, na perspectiva das contribuições para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Possui natureza qualitativa e é vinculada à linha de pesquisa de Política Pública. Tem como objetivo analisar como a formação no Programa de Pós-graduação PPGAES contribui para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos Técnicos em Assuntos Educacionais, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com formação na área de educação, a categoria profissional chamada Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) é de provimento de cargo efetivo de nível superior (nível E, conforme classificação prevista na lei nº 11.091/2005), destinado a licenciados ou a pedagogos. Sanseverino e Gomes Júnior (2014) afirmam que a descrição relacionada ao cargo de TAE registra atividades de natureza pedagógica, principalmente voltadas para o processo educativo. O estudo busca também compreender as contribuições do Programa de Pós-graduação PPGAES para o desenvolvimento pessoal e profissional na perspectiva dos TAES; investigar as contribuições dos TAEs egressos do PPGAES para o desenvolvimento institucional da UFPB a partir das pesquisas por eles desenvolvidas e discutir o processo de devolutiva institucional das pesquisas desenvolvidas pelos TAES egressos do PPGAES, na UFPB. A presente pesquisa apresenta dois capítulos teóricos em desenvolvimento sobre os Técnicos Administrativos em Educação, os Técnicos em Assuntos Educacionais e as Contribuições dos Técnicos em Assuntos Educacionais às Instituições Federais de Educação Superior. A investigação se baseou nas contribuições de Tessarini et al. (2020); Sousa Júnior; Lopes, 2019; Cury, 2019; Moura (2017); Sanseverino e Gomes (2017), de Silva e de Melo Filho (2021) e de Arruda (2021) e demais pesquisas advindas da Revisão Sistemática de Literatura. Serão utilizamos como procedimentos de coletas de dados a Revisão Sistemática de Literatura, o Grupo Focal com as orientações de Gatti (2005) e a aplicação de questionários. A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento e ainda não apresenta resultados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA