PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ALINE DOS SANTOS DEIRO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DOS SANTOS DEIRO
DATA: 29/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: LPI, Centro de Educação
TÍTULO: ALINHANDO ESTRATÉGIAS E CONSTRUINDO O FUTURO: Uma avaliação das práticas de planejamento das coordenações dos cursos de graduação em um Centro de Ensino da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: educação superior; planejamento; plano de desenvolvimento institucional; avaliação; métodos mistos.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional
RESUMO: A implementação do planejamento estratégico nos diversos níveis de uma organização requer a aplicação de técnicas e ferramentas que traduzam a estratégia em cursos de ação, objetivos e metas a serem alcançadas. No contexto da educação superior, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior define o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como o documento norteador na condução deste processo. Diante desse cenário, este estudo se propôs avaliar as práticas de planejamento utilizadas pelas coordenações dos cursos de graduação em um centro de ensino da UFPB, identificando a percepção dos sujeitos da pesquisa quanto à contribuição do planejamento setorial alinhado ao PDI para a melhoria da gestão educacional e as principais dificuldades encontradas em sua execução. Metodologicamente, a pesquisa foi conduzida por meio de um procedimento de métodos mistos, combinando elementos de abordagem qualitativa e quantitativa, sustentado por pressupostos dedutivos e indutivos e estruturas interpretativas pragmáticas, sob a lente teórica das ciências sociais, cuja abordagem de investigação foi um Estudo de Caso Intrínseco. Para alcançar os objetivos pretendidos, foi realizada a caracterização do perfil dos gestores e técnicos administrativos dos cursos de graduação do centro de ensino em estudo, bem como uma análise das respectivas práticas de planejamento. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas, junto aos sujeitos da pesquisa, e da realização de entrevistas semiestruturadas, agrupadas por pauta, com os gestores e representantes técnicos-administrativos atinentes. A análise dos dados ocorreu em uma abordagem convergente, a partir da fusão dos resultados de ambos os achados, qualitativos e quantitativos. Os dados quantitativos foram interpretados por meio de análise descritiva e os dados qualitativos através da análise do discurso do sujeito coletivo, com o aporte teórico de Lefèvre e Lefèvre, Carlos Matus e Pierre Bourdieu. A análise dos resultados permitiu identificar algumas características das práticas de planejamento: i) embora se reconheça a importância do planejamento estratégico, as práticas ainda são pouco formalizadas, guiando-se por calendários acadêmicos e administrativos; ii) de forma pontual, algumas unidades elaboraram planos internos, utilizando ferramentas como análise SWOT, análise de cenários e planejamento estratégico situacional; iii) o Núcleo Docente Estruturante é visto como responsável pelo posicionamento estratégico do curso por meio da elaboração do projeto pedagógico, enquanto o plano de trabalho registrado no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) reflete o planejamento administrativo anual; iv) a maioria dos participantes não soube informar se esses planos estavam alinhados ao PDI 2019-2023." A análise também permitiu identificar as principais dificuldades apontadas para a efetividade dessa integração entre os planos setoriais e o PDI: i) ausência de cultura organizacional voltada para o planejamento setorial; ii) insuficiência de recursos humanos, financeiros e tecnológicos; iii) falta de capacitação das equipes e metodologia de planejamento padronizada; iv) inconsistência do processo de comunicação institucional sobre o PDI; v) baixo envolvimento da comunidade acadêmica na construção do PDI 2019-2023 da UFPB; vi) e a carência de sistemas informatizados para elaboração e controle das ações planejadas. Concluiu-se que a redução da lacuna entre os níveis estratégicos e operacionais exige ações sistêmicas voltadas para a ampliação da participação coletiva e do diálogo na construção do planejamento, maior capacitação de gestores e técnicos, disponibilização de ferramentas e técnicas adequadas, assim como de sistemas de informação eficazes visando incutir a prática do planejamento na cultura institucional. Como produto técnico, foi elaborado um relatório com sugestões para melhoria do desdobramento do planejamento estratégico na UFPB e uma planilha para apoiar as equipes na construção de planos setoriais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Externo ao Programa - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA