PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MARIA GORETE LOPES DE LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETE LOPES DE LIMA
DATA: 28/04/2025
HORA: 10:00
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: OS PRODUTOS TÉCNICOS TECNOLÓGICOS E SUA APLICAÇÃO NO PROGRAMA DE POLÍTICAS PÚBLICAS,
GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: produtos técnicos e tecnológicos; mestrado profissional; CAPES
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo investiga os Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT) desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da Universidade Federal da Paraíba, entre 2019 e 2024. O tema central aborda o impacto dos PTTs na formação profissional e na inovação em políticas públicas educacionais, considerando sua conformidade com as normativas da CAPES e sua aplicabilidade prática. O objetivo da pesquisa foi analisar os PTTs quanto à sua relevância acadêmica e impacto social, identificando desafios enfrentados no processo de desenvolvimento e propondo estratégias para aprimoramento. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, com análise documental das dissertações e a realização de um grupo focal com docentes do programa. A análise documental permitiu avaliar a conformidade dos PTTs em relação às normativas da CAPES e mapear suas principais características, enquanto o grupo focal trouxe percepções sobre desafios institucionais, limitações na implementação dos PTTs e sugestões para aprimoramento do processo de produção desses produtos. Os resultados indicaram que os PTTs têm impacto relevante na comunidade acadêmica, destacando-se como ferramentas estratégicas para inovação na gestão educacional. No entanto, o grupo focal revelou dificuldades na regulamentação e no suporte institucional, além da necessidade de maior alinhamento entre a produção dos PTTs e as demandas das instituições de ensino e do mercado. A pesquisa conclui que, apesar dos avanços, há oportunidades para aprimoramento dos PTTs, especialmente no alinhamento às diretrizes da CAPES e na ampliação de sua replicabilidade e acessibilidade. As recomendações incluem estratégias para fortalecer a integração entre teoria e prática, promover maior apoio institucional e incentivo à inovação tecnológica na gestão educacional e no desenvolvimento socioeconômico regional
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo à Instituição - Alexsandra Cristina Chaves