PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: EGIDIO LUIS RODRIGUES DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EGIDIO LUIS RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 29/10/2025
HORA: 10:00
LOCAL:
TÍTULO: Avaliação Ergonômica da Interface do Portal Coordenação Graduação do SIGAA UFPB: um relato de experiencia
PALAVRAS-CHAVES: Ergonomia; Usabilidade; Avaliação heurística; SIGAA; Design focado no usuário; Manual de procedimentos.
PÁGINAS: 40
RESUMO: O objetivo deste projeto de qualificação é realizar uma avaliação ergonômica da interface do Portal Coordenação Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Isso permitirá identificar questões de usabilidade, barreiras cognitivas e oportunidades para aprimorar o design da plataforma. O estudo se baseia na experiência profissional do pesquisador como funcionário da instituição, que observa diariamente os desafios que os usuários enfrentam ao usar o sistema. Isso motivou a realização de uma análise sistemática utilizando técnicas de avaliação heurística e os princípios de usabilidade propostos por Jakob Nielsen (1994). Com o objetivo de entender a experiência do usuário, o estudo utiliza uma metodologia qualitativa, descritiva, analisando aspectos como clareza da informação, consistência visual, navegabilidade e retornos do sistema. O processo metodológico abrange a determinação dos pontos de entrada da interface, a implementação de um protocolo de inspeção heurística e a classificação dos resultados de acordo com os dez princípios de Nielsen. Os resultados iniciais indicam que, apesar de o SIGAA ser uma ferramenta eficaz e consolidada na gestão acadêmica, ela possui limitações ergonômicas que afetam negativamente a experiência dos usuários. Isso se dá principalmente no que diz respeito à visibilidade do estado do sistema, à consistência dos elementos da interface e à prevenção de erros. Com base nesses resultados, o projeto sugere a criação de um Relatório Técnico da Avaliação Ergonômica de Interfaces Digitais Institucionais e um Manual de Normas e Procedimentos das principais atividades desenvolvidas pela secretaria da coordenação através do portal. O objetivo é padronizar análises futuras, incentivar a acessibilidade e cultivar uma cultura de design centrado no usuário na UFPB e estabelecer os fluxogramas das principais atividades. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir para a melhoria da usabilidade, eficiência e satisfação dos usuários dos sistemas acadêmicos, integrando teoria e prática no âmbito do Mestrado Profissional. Os objetivos dos produtos técnicos resultantes são servir como um guia metodológico para futuras avaliações ergonômicas em ambientes digitais educacionais e formalizar as principais atividades desenvolvidas através do portal demonstrando o passo a passo dentro e fora do sistema relacionando as normas e as ações necessárias para o desenvolvimento das tarefas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno(a) - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo(a) ao Programa - 1307515 - SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA