PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: AVANY ENEAS COSTA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AVANY ENEAS COSTA
DATA: 28/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: SALA REMOTA MEET
TÍTULO: INTERNACIONALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: análise das
práticas de cooperação internacional no Programa de Pós-Graduação em Ciências das
Religiões da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Assessorias de assuntos internacionais; Internacionalização na Pós
Graduação; Política de Internacionalização; Manual.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A necessidade por internacionalização no âmbito das Pós-Graduações tem crescido
substancialmente nas avaliações da CAPES. Isto porque, as oportunidades de
internacionalização, juntamente, aos imperativos estratégicos como a inclusão, a melhora da
qualificação dos agentes, o aprimoramento de uma língua estrangeira, o aumento do impacto
científico e sociocultural das pesquisas, dentre outros, oferecem meios para que se realize o
aperfeiçoamento dessas formações acadêmicas e profissionais, já que se constituem, por assim
dizer, uma condição básica e necessária para alcançar maior excelência nesse campo de
aprendizado. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo Analisar as principais
diretrizes e ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências das
Religiões do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, com vistas ao
atendimento da política de avaliação da Pós-Graduação vigente no Brasil. Isto posto,
Metodologicamente, o estudo é de natureza aplicada e descritiva, adotando o método dialético
para analisar dados coletados de fontes primárias e secundárias, incluindo documentos
institucionais da UFPB e da CAPES, como por exemplo a Resolução Nº 06/2018 CONSUNI e
o Documento de Área 44, dentre outros. Assim, os objetivos específicos buscam identificar
aspectos estruturantes das políticas de internacionalização vigentes no Brasil, na UFPB e no
Centro de Educação nos últimos 8 anos (2016 a 2024); analisar as dimensões da
Internacionalização desenvolvidas no PPGCR e elaborar um manual de boas práticas de
internacionalização do PPGCR. Além disso, o enquadramento teórico-conceitual baseia-se na
internacionalização da educação superior como um processo de integração de uma dimensão
internacional/intercultural ou global na finalidade e nas funções das instituições, destacando
sua relevância para a excelência acadêmica e o papel fundamental das assessorias de relações
internacionais a partir de autores como Jane Knigth (2020), Sebastián (2004), Ribeiro (2006),
Marrara (2008), Stallivieiri (2017) entre outros documentos pertinentes a esta pesquisa. Logo,
como resultado de nossa pesquisa elaborou-se um manual de boas práticas de
internacionalização que cria e define a Assessoria para Assuntos Internacionais e suas
atribuições, agregando, desse modo, soluções e autonomia conforme os pilares básicos
ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões do Centro de Educação da UFPB.
Assim, concluímos que internacionalização não deve ser entendida apenas como uma exigência
avaliativa ou um marcador de prestígio institucional, mas como um compromisso ético e
político com a democratização do conhecimento, com a diversidade cultural e com a produção
científica voltada para os desafios contemporâneos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO