PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: AVANY ENEAS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AVANY ENEAS COSTA
DATA: 28/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: SALA REMOTA MEET
TÍTULO: INTERNACIONALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: análise das práticas de cooperação internacional no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Assessorias de assuntos internacionais; Internacionalização na Pós Graduação; Política de Internacionalização; Manual.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A necessidade por internacionalização no âmbito das Pós-Graduações tem crescido substancialmente nas avaliações da CAPES. Isto porque, as oportunidades de internacionalização, juntamente, aos imperativos estratégicos como a inclusão, a melhora da qualificação dos agentes, o aprimoramento de uma língua estrangeira, o aumento do impacto científico e sociocultural das pesquisas, dentre outros, oferecem meios para que se realize o aperfeiçoamento dessas formações acadêmicas e profissionais, já que se constituem, por assim dizer, uma condição básica e necessária para alcançar maior excelência nesse campo de aprendizado. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo Analisar as principais diretrizes e ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, com vistas ao atendimento da política de avaliação da Pós-Graduação vigente no Brasil. Isto posto, Metodologicamente, o estudo é de natureza aplicada e descritiva, adotando o método dialético para analisar dados coletados de fontes primárias e secundárias, incluindo documentos institucionais da UFPB e da CAPES, como por exemplo a Resolução Nº 06/2018 CONSUNI e o Documento de Área 44, dentre outros. Assim, os objetivos específicos buscam identificar aspectos estruturantes das políticas de internacionalização vigentes no Brasil, na UFPB e no Centro de Educação nos últimos 8 anos (2016 a 2024); analisar as dimensões da Internacionalização desenvolvidas no PPGCR e elaborar um manual de boas práticas de internacionalização do PPGCR. Além disso, o enquadramento teórico-conceitual baseia-se na internacionalização da educação superior como um processo de integração de uma dimensão internacional/intercultural ou global na finalidade e nas funções das instituições, destacando sua relevância para a excelência acadêmica e o papel fundamental das assessorias de relações internacionais a partir de autores como Jane Knigth (2020), Sebastián (2004), Ribeiro (2006), Marrara (2008), Stallivieiri (2017) entre outros documentos pertinentes a esta pesquisa. Logo, como resultado de nossa pesquisa elaborou-se um manual de boas práticas de internacionalização que cria e define a Assessoria para Assuntos Internacionais e suas atribuições, agregando, desse modo, soluções e autonomia — conforme os pilares básicos — ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões do Centro de Educação da UFPB. Assim, concluímos que internacionalização não deve ser entendida apenas como uma exigência avaliativa ou um marcador de prestígio institucional, mas como um compromisso ético e político com a democratização do conhecimento, com a diversidade cultural e com a produção científica voltada para os desafios contemporâneos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO