PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ROBERTO DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO DOS SANTOS
DATA: 28/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala multifuncional do PPGE
TÍTULO: A INTERNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEPB: AVANÇOS E DESAFIOS AVALIATIVOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Política institucional; Internacionalização; avaliação da CAPES
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: O processo de internacionalização além de representa um dos pilares para a expansão de estratégias de qualidade do ensino e na formação de pós-graduação, inovação, pesquisa, também prepara os alunos para o mercado global, sendo um fator preponderante para a reputação institucional de universidades brasileiras no exterior. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi analisar as estratégias de internacionalização adotadas pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), levando-se em consideração seus sucessos, desafios e recomendações para o futuro. Para desencadeamento da fundamentação teórica o estudo baseou-se na temática internacionalização, já pesquisada por autores como: Knight (2020); Morosini (2006); Della Méa (2013); e Stallivieri (2002). Apesquisa detem uma abordagem qualitativa e quantitativa, baseou-se na análise documental de registros oficiais norteadores, como Plano de Desenvolvimento Institucional da UEPB, Planos Nacionais de Pós-Graduação e a Ficha de Avaliação da CAPES, referente ao quadriênio 2027-2020. Além de adotar procedimentos de abordagem descritiva (bibliográfica e documental), considerando que o trabalho foi organizado de forma a verificar a aplicabilidade da política de internacionalização e as inferências propostas por esse trabalho, por meio da investigação de indicadores da internacionalização no processo de avaliação. Os resultados evidenciaram que, embora o PPGLI apresente iniciativas pontuais de inserção internacional, como a participação em eventos e a recepção de docentes estrangeiros persistem a necessidade de institucionalização de políticas específicas que promovam a mobilidade acadêmica, ampliem a produção científica internacionalizada e fortaleçam redes de pesquisa globais. No entanto, foram identificadas fragilidades específicas, incluindo baixa participação na mobilidade discente, dificuldades com o domínio de outros idiomas e a necessidade de maior apoio institucional. A análise revelou também que os desafios orçamentários e a ausência de um núcleo institucional dedicado à internacionalização limitam a consolidação dessas práticas. Conclui-se que a formulação de um plano estratégico de internacionalização, com ações articuladas e metas claras, é essencial para posicionar o PPGLI de forma mais robusta no cenário acadêmico internacional. Não se aplica protocolo de aprovação ética, pois se trata de uma pesquisa de cunho exclusivamente documental, utilizando fontes públicas. Como produto da pesquisa, foi elaborado um relatório técnico com sugestões a fim de aperfeiçoar o processo de internacionalização da UEPB, com base nos resultados obtidos do programa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA
Interno - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Externo à Instituição - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO