PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE SOUZA MAGALHÃES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DE SOUZA MAGALHÃES SILVA
DATA: 18/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO EDUCACIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Um estudo das necessidades formativas dos(as) gestores(as) do Instituto Federal da Paraíba - Campus Patos.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão educacional. Competências gerenciais. Responsabilidade social. Institutos federais. Formação de gestores.
PÁGINAS: 70
RESUMO: A presente pesquisa tem como tema o desenvolvimento de competências gerenciais no âmbito da gestão educacional pública, com foco na responsabilidade social dos gestores que atuam no Instituto Federal da Paraíba – Campus Patos. A justificativa reside na necessidade de identificar necessidades formativas que afetam a atuação dos gestores frente aos desafios Institucionais e sociais, especialmente no cumprimento das metas previstas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) relacionadas à responsabilidade social. O objetivo central é mapear as necessidades de desenvolvimento profissional desses gestores, com base em um conjunto de competências gerenciais fundamentais, elencadas por Silva et al. (2021), em articulação com os critérios de responsabilidade social definidos por Dias (2012) apud Perseguini (2015). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de tipo descritiva, e utiliza procedimentos de análise documental, aplicação de questionário estruturado e realização de um seminário o qual terá a função de validar os resultados e ampliar a compreensão coletiva dos dados. A análise de documentos institucionais (PDI, Plano Anual de Capacitação) será feita por meio da técnica de análise de conteúdo temática, de acordo com Bardin, com foco na identificação de diretrizes e práticas de formação de gestores e de responsabilidade social. O questionário será aplicado online, com base nos eixos analíticos organizacional, funcional e individual, para captar percepções sobre as competências gerenciais no cotidiano institucional. Os dados serão analisados sob a ótica do método compreensivo de Max Weber ([s.d.]), buscando interpretar os sentidos atribuídos às ações gerenciais. A pesquisa não inclui a execução de um curso de formação, mas propõe a elaboração de um projeto pedagógico estruturado com base na gestão por competências, visando subsidiar políticas de formação continuada de gestores. Espera-se, como resultado, a identificação de competências prioritárias, necessidades formativas e oportunidades de aprimoramento, permitindo a construção de estratégias formativas alinhadas às metas institucionais e ao compromisso social da gestão educacional. A relevância da pesquisa reside na contribuição prática para o fortalecimento da gestão pública educacional e na melhoria das políticas de formação de gestores nos institutos federais, além de seu valor acadêmico por integrar teorias de gestão por competências com responsabilidade social institucional no contexto da educação profissional e tecnológica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA