PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA EUCLIDES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA EUCLIDES DE ARAUJO
DATA: 25/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: CCM - Sala do Comitê de Ética
TÍTULO: JALECOS QUE GUARDAM CORES, CORPOS QUE GUARDAM LUTAS. Trajetórias e desafios de estudantes cotistas no Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Afirmativas, Cotas, Vulnerabilidade Social, Medicina.
PÁGINAS: 60
RESUMO: O presente estudo investiga os desdobramentos da política de cotas no ensino superior brasileiro, instituída pela Lei nº 12.711/2012, reconhecendo-a como uma importante ação afirmativa voltada à redução das desigualdades educacionais, sociais e econômicas no país. Mais do que assegurar o acesso, o estudo busca compreender as dinâmicas de permanência, assistência e acompanhamento institucional dos estudantes que ingressam por essa via. A pesquisa tem como foco as trajetórias acadêmicas de discentes cotistas do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao Centro de Ciências Médicas (CCM), considerando que esse curso representa, historicamente, um espaço elitizado e socialmente restrito. A promulgação da Constituição Federal de 1988 marcou uma mudança significativa ao romper com modelos assistencialistas e afirmar a pluralidade étnica e social do Brasil, o que possibilitou a ampliação de políticas inclusivas e tensionou os espaços tradicionais, inclusive a Universidade. O avanço das ações afirmativas transformou o perfil do corpo discente nas instituições públicas, promovendo a entrada de grupos historicamente excluídos do ensino superior. Para a realização do estudo, adota-se o método fenomenológico, centrado nas experiências humanas, em articulação com pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A pesquisa encontra-se em fase de qualificação e busca contribuir com uma leitura crítica sobre a efetividade da política de cotas, especialmente no contexto de cursos altamente seletivos, como Medicina, apontando para os desafios que ainda permanecem quanto à democratização real do ensino superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo ao Programa - 7336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA