PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE DA SILVA LEITE
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE DA SILVA LEITE
DATA: 27/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões da PROEX/UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, VIVENCIADA POR DISCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
PALAVRAS-CHAVES: Violência Contra as Mulheres. Políticas Institucionais para o Enfrentamento à Violência. Violência Doméstica e Familiar. Vulnerabilidade Socioeconômica.
PÁGINAS: 59
RESUMO: A violência contra as mulheres é um fenômeno estrutural que se estabelece em uma sociedade patriarcal, cujas relações estão pautadas no poder, dominação e opressão dos homens sobre a mulheres. No Brasil, esse fenômeno permeia todos os âmbitos da sociedade, inclusive as Instituições de Ensino Superior IES, visto que estas instituições produzem e reproduzem as estruturas sociais dominantes. Pesquisas demostram que a violência contra as mulheres apresenta dados cada vez mais crescentes, visto que as mulheres permanecem expostas a diversas formas de violência. Essa realidade reforça a necessidade emergente de implementação de políticas públicas de enfrentamento a violação dos direitos humanos das mulheres. Diante disso, este estudo propõe analisar as Políticas Institucionais da UFPB, para o enfrentamento à violência doméstica e familiar vivenciada por discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesse propósito, nos apoiaremos em uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e documental, a ser realizada entre as usuárias do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB CoMu. Nesse intuito, como técnica de coleta de dados, faremos consulta a documentos públicos como documentos históricos, resoluções, protocolos, relatórios, assim como a documentos restritos ao Comitê, como as fichas de cadastro das usuárias (CoMu) atendidas, durante o período de 2019 a 2024. Para a análise dos dados, utilizaremos a técnica de análise documental. A partir deste estudo, esperamos identificar as estratégias utilizadas pela CoMu para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, vivenciada por discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, uma vez que estas ações poderão contribuir para a retirada de discentes da situação de violência, favorecendo, dessa forma, para a redução das taxas de retenção e evasão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - Cassiano Caon Amorim