PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA LIMA SILVA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA LIMA SILVA DE ARAUJO
DATA: 06/08/2024
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: MANUAL DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PARA VISITAS EXTERNAS NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CONFORME NORMATIVAS DO SINAES
PALAVRAS-CHAVES: SINAES; avaliação da educação superior; avaliação de curso; Reconhecimento/Renovação de curso; IACG/2017; CCS/UFPB
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo orientar, através da criação de um manual, para que as coordenações de curso no CCS/UFPB saibam como proceder com as exigências documentais realizadas pelo INEP/MEC, durante as avaliações externas de Reconhecimento/Renovação de cursos. Em seu desenho metodológico usa o método dedutivo e o meio técnico de investigação observacional; quanto à abordagem, foi do tipo qualitativa; quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório e utiliza como procedimento a pesquisa documental e o estudo de caso. A estrutura da pesquisa foi construída tendo como base o SINAES, apontando os seus acontecimentos originários e a sua estruturação como política pública. A promulgação da Constituição Federal de 1988 e suas normativas subsequentes afetaram diretamente o ensino superior, uma vez que essa política sofreu fortes interferências de posições neoliberalistas. Os processos de reconhecimento/renovação de curso do CCS/UFPB passam pelo seu cadastro no e-MEC e posterior preenchimento do Formulário Eletrônico, onde o Procurador Institucional prestará informações e fornecerá alguns documentos oficiais. Em um momento porvindouro, haverá a visita externa in loco da comissão avaliadora do INEP/MEC para a averiguação das condições de ensino do curso, baseado nos preceitos do IACG, cujo analisa a organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O resultado dessa avaliação será emitido por nota 1-5, gerando o Conceito de Curso. Com o intuito de auxiliar as coordenações de curso do CCS/UFPB neste procedimento avaliatório, será produzido um produto técnico, um manual de procedimentos técnicos discorrendo sobre a obtenção e produção documental requeridas para a avaliação externa in loco dos atos de Reconhecimento/Renovação de curso para o Centro de Ciências da Saúde da UFPB.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS